Com início a ter lugar no passado dia 9 de fevereiro (sexta-feira) e até ao próximo dia 18 (segunda-feira), encontra-se a ocorrer a residência artística de Daniel V. Melim, intitulada ‘Pinturas Cantadas’. É mais uma oportunidade do artista expor o seu trabalho, depois de em 2023 ter vencido na área das artes visuais a Bolsa de Criação Artística da Câmara Municipal do Funchal.
O trabalho do artista no Estúdio divide-se em duas fases: a primeira em que dá continuidade à sua obra anterior, na qual faz referência à terra onde cresceu. Figuras mascaradas que se relacionam com o Carnaval trapalhão (e o seu lado cómico, político e ritualístico) encontram jogos de escalas próprios de uma terra marcada pelas montanhas.
Numa fase posterior e já com as pinturas expostas no Estúdio de Criação Artística, as pinturas e as histórias de vida do próprio Daniel Melim ganham continuidade através de prática sonora.
O Estúdio de Criação Artística do Funchal pretende ser uma plataforma do município aos quais é dado apoio a artistas/coletivos no desenvolvimento e posterior apresentação de projetos artísticos. De acordo com a especificidade de cada projeto, é atribuído um incentivo financeiro, além da possibilidade de poderem usar um espaço próprio com todas as condições. É também um meio através do qual podem aumentar a dimensão do projeto, seja em termos de uma exposição ou de um espetáculo.
Enquadrado na zona velha do Funchal, o Estúdio de Criação Artística localiza-se no Largo do Corpo Santo. Será possível visitar de forma gratuita nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro entre as 18 horas e as 21 horas.