A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção de Serviços de Património Cultural da Direção Regional da Cultura, promove mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dar a Ver” esta terça-feira, dia 5 de dezembro, a partir das 18 horas, no Museu Quinta das Cruzes.
Conforme informa uma nota enviada à redação, sob o tema “Olhar a Eternidade”, neste ‘Dar a Ver’ decorrerá a apresentação pública de uma pintura do século XIX, “Retrato de Senhora e Menina”, atribuída ao grande pintor espanhol do romantismo, Federico de Madrazo y Kuntz, pertencente a um colecionador particular da Madeira e que é cedida temporariamente ao museu, integrando o seu circuito expositivo.
“Federico Madrazo Y Kuntz pertence a uma dinastia de pintores, é considerado o mais importante retratista da sociedade espanhola de meados do século XIX, tendo trabalhando nos circuitos da alta aristocracia e da casa real”, informa a mesma nota.
Na próxima terça-feira, a obra será apresentada por Francisco Clode de Sousa, diretor de serviços de património cultural, da Direção Regional da Cultura. A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do mail daraver.drc@gmail.com, devido à limitação da sala.
Recorde-se que o projeto “Dar a Ver” é uma atividade cultural programada e desenvolvida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção de Serviços de Património Cultural da Direção Regional da Cultura.
“Com este projeto, a Direção Regional da Cultura pretende aproximar os públicos ao património cultural da Região Autónoma da Madeira, através de dinâmicas diversas, subjacente às quais estão trabalhos de investigação, inventariação, classificação, conservação e restauro de obras de arte, assim como novos projetos de museologia e museografia”, indica ainda o comunicado.
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, enaltece a importância que o “Dar a Ver” tem tido, nos últimos anos, na divulgação do património e no aumento e diversificação da oferta cultural. “Este projeto, tal como outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela Direção Regional da Cultura, permitem um olhar mais atento aos acervos, aos espaços culturais e à importância do nosso património”, refere o governante, convidando à participação na atividade da próxima terça-feira.
É ressalvada ainda a importância a divulgação pública de todo o investimento técnico e financeiro realizado pelo Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Direção Regional da Cultura. Refira-se também a importância de valorizar um vasto e diversificado conjunto de bens móveis e imóveis, que enriquecem as coleções públicas e privadas.