De um total de 27 candidaturas, 12 canções foram selecionadas para integrar o alinhamento da próxima edição do festival com 40 anos de história e por onde já passaram mais de meio milhar de pequenos solistas madeirenses.
O Festival da Canção Infantil da Madeira (FCIM) tem sido, ao longo de mais de quatro décadas, uma celebração do talento e criatividade das crianças e jovens da Região. Mais de 500 crianças já subiram a este palco como solistas, interpretando canções de vários autores, e outras milhares passaram pelos coros e outras apresentações, ajudando a criar um repertório que abrange mais de 630 canções infantis.
Para a edição de 2025, foram submetidas 27 canções candidatas, das quais 12 foram selecionadas, sendo estas propostas que “refletem a diversidade musical e a originalidade dos autores, prometendo encantar e inspirar o público”, refere a organização, a cargo da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Conservatório. Com uma seleção de composições cuidadosa e inspiradora, o Festival reafirma, nesta próxima edição, o seu papel como um espaço essencial para a expressão artística infantil, promovendo a cultura local e revelando novos talentos.
Eis as canções apuradas, sendo possível descobrir mais acerca dos autores e das inspirações de cada uma delas na edição impressa de hoje do JM: