Quem passou esta manhã na Avenida Arriaga, no Funchal, já conseguiu sentir um cheirinho do que serão os próximos dias nesta artéria, que voltará a receber o Madeira Street Arts. Isto porque, no âmbito de uma ação promocional deste festival, que contou com a presença de Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, ali se encontrava uma das estátuas vivas que animarão os transeuntes a partir de amanhã.
Recorde-se que seguindo já na quinta edição, este certame decorrerá nos dias 3 e 4 de novembro no Funchal e no dia 5 na Calheta, passando por algumas das centralidades mais emblemáticas da capital madeirense e ainda pela marginal calhetense.
Este ano serão cerca de 120 os artistas que darão mais vida e magia à Região, com os seus talentos e acrobacias e "uma panóplia de artes que representam muito bem as manifestações artísticas de rua". A promessa é do promotor Ruben Silva, que garante ter preparado um programa completo das 10 às 22 horas do dia 3 e do dia 4, no Funchal, e das 11 às 19 horas do dia 5, na Calheta.
"Os madeirenses podem esperar um festival dinâmico, com muita cor e entusiasmo, desde magia ao teatro", desvelou o responsável, que relembra ainda que estão aprazadas algumas novidades, como é o caso do Madeira Street Battle, que vai reunir cerca de 70 dançarinos regionais e nacionais.
"Todos os anos procuramos inovar o festival. Esta é uma competição com uma final, onde os dançarinos serão premiados e é o primeiro evento do género que está a ser organizado em parceria com o Madeira Street Arts e os STG", aclarou.
Mas esta não é a única boa notícia. Saiba que de regresso estão alguns dos espetáculos mais acarinhados pelo público na última edição. Por isso, se não teve oportunidade de vê-los, eis a sua chance. "No ano passado muitas pessoas que não tiveram oportunidade de ver. Felizmente conseguimos este ano repetir alguns espetáculos para tentar chegar a todos os horários", justificou Rúben Silva, que mais sublinha que este é um festival para todos os gostos e idades.
Quanto à possibilidade de outros concelhos virem também a ser palco deste evento, o organizador frisou que tal expansão estava prevista desde o nascimento do Madeira Street Art e que agora dá mais um passo com a chegada à Calheta, onde foi recebido com "muito carinho e entusiasmo".
Espelho da modernidade
A este propósito, Eduardo Jesus elogiou a afirmação deste festival na agenda cultural regional, fazendo dele um evento já muito aguardado pela população.
"É um festival que se tem vindo a afirmar ano após ano. O Rúben Silva e a sua organização têm vindo a promover esta oferta que é muito característica e que não tínhamos nenhuma expressão na Madeira. É muito inovadora e permite uma animação muito grande no espaço em que é concretizada", congratulou o governante.
Para o tutelar da pasta do Turismo e Cultura, o Madeira Street Arts espelha a "modernidade" e a "linguagem própria de uma região cosmopolita" como a Madeira, levando ainda a magia destas manifestações artísticas a novos cantos da ilha, o que considerou ter sido uma "evolução orgânica".
"Isso tem um valor extraordinário, porque permite a consolidação de todo o cartaz que tem vindo a ser proposto à Madeira", declarou, deixando garantias da continuidade do apoio do Governo Regional a este evento cultural.
De assinalar que a apresentação oficial do evento acontece amanhã.
Edna Baptista