No próximo dia 6 de janeiro, o Museu da Baleia da Madeira (MBM) irá ser primeira vez o palco de uma Minimaratona de Leitura de Moby-Dick, de Hermann Melville, em língua portuguesa, que se realizará entre as 19 e as 23 horas.
Conforme informa uma nota enviada à redação, este evento tem como parceiros o New Bedford Whaling Museum, o Museu de Angra do Heroísmo, o Observatório do Mar dos Açores, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, os quais em simultâneo se dedicarão à leitura desta obra literária representativa da baleação.
De apontar que esta se trata da 28ª maratona a ter lugar no New Bedford Whaling Museum e a 6ª edição em que a leitura é realizada em língua portuguesa, numa versão de aproximadamente quatro horas, adaptada por Tiago Patrício e Pedro Alves.
Paralelamente, pelas 19h30, acontecerá a Hora do Conto, com a leitura do livro infantil Moby Dick - Herman Melville, de Yoyo Studios, direcionada aos mais novos.
Recorde-se que Moby Dick é uma obra de 1851 que narra a viagem do navio baleeiro “Pequod” e as atribulações da sua tripulação, cujo capitão pretende destruir um mítico cachalote branco que, num confronto anterior, lhe arrancara uma perna. A história combina ficção com a realidade ao incorporar trechos informativos sobre a caça à baleia e o processamento dos produtos dela extraídos, associados a uma dimensão alegórica que revela os extremos da ambição humana e a batalha entre a razão e o instinto animal.