A norte-americana Claire Weinstein, de apenas 16 anos, venceu este sábado a prova feminina da Taça do Mundo de Águas Abertas, prova de natação que decorreu na baía do Funchal. A jovem realizou os 10 km no mar em 1:56:54.30 horas.
A jovem americana foi a mais rápida entre 80 atletas. Weinstein fez parte da equipa americana de 4x200m, de 2022, juntamente com Leah Smith, Katie Ledecky e Bella Sims, as vencedoras da medalha de ouro dos mundiais de Budapeste, na Hungria.
Angelina André foi a melhor atleta lusa, num brilhante 14.º lugar da geral, com o tempo de 1:58:23.70 horas. A prova ficou marcada pela grande disputa do primeiro lugar, protagonizado pelas Australianas Gouch e Johnson e pela jovem Claire Wenstein, que acabou por vencer. Na segunda parte da prova, Wenstein manteve a liderança na última passagem, mas agora na companhia de Bettina Fabian, que ficou em 2. lugar, de 18 anos, e da francesa Oceane Cassignol, de 23 anos, que ficou em terceiro lugar. Logo atrás, outras duas americas, respetivamente Mariah Deningan (20 anos) e Katie Grimes (17 anos).
No final, a boa ‘braçada’ e uma ponta final muito rápida acabou por coroar Claire Weinstein, que realizou o tempo de 1:56:54.30 horas, deixando Fabian com o tempo de 1:58:07.50 horas. O terceiro lugar do pódio foi para Oceane Cassignol, com o tempo de 1:58:09.50 horas. No quinto e sexto posto duas italianas, respetivamente, Ginevra Taddeucci e Arianna Bridi.
O Italiano Domenico Acerenza foi o grande vencedor dos masculinos da Taça do Mundo de Águas Abertas, prova de natação que decorreu este sábado no Funchal
Trata-se da 5.ª etapa da Taça do Mundo, estando agendada para este sábado as provas femininas e masculinas dos 10 km e, amanhã, a prova combinada mista de 3X1500 metros.