Petit tornou-se hoje o sétimo treinador a deixar o comando de uma equipa no decorrer da edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol, após ser confirmada a sua saída do Boavista.
O antigo futebolista internacional português deixa os ‘axadrezados’ no 10.º lugar, com 15 pontos, depois de no domingo a equipa portuense ter averbado a quinta derrota consecutiva e o oitavo jogo seguido sem vencer no campeonato, na visita ao Estrela da Amadora (3-1), na 13.ª jornada.
Petit, que estava a cumprir a segunda passagem pelo ‘banco’ do Boavista, desde novembro de 2021, sucede a Daniel Ramos como a mais recente ‘baixa’ no ‘plantel’ de técnicos da I Liga.
Há pouco menos de um mês, o Arouca dispensou Daniel Ramos à 11.ª jornada, quando os arouquenses ocupavam a última posição da I Liga e só tinham uma vitória, contratando posteriormente Daniel Sousa, que liderou o Gil Vicente na época passada.
Também à 11.ª ronda, o Casa Pia anunciou a saída de Filipe Martins, a pedido do técnico e após seis rondas sem vencer. Mais tarde, os ‘gansos’ contrataram Pedro Moreira para liderar a formação lisboeta.
Antes, o Vitória de Guimarães já tinha contabilizado duas saídas de treinadores, com o brasileiro Paulo Turra a sair depois da sétima jornada, quatro depois de ter assumido a equipa, sendo substituído por Álvaro Pacheco.
Os vimaranenses iniciaram a época com Moreno, que deixou a equipa após a ronda inaugural e por iniciativa própria, e na segunda jornada já contaram com o interino João Aroso até à chegada de Paulo Turra, técnico brasileiro que foi antigo jogador dos minhotos.
À frente do Vitória, Paulo Turra apenas obteve apenas duas vitórias em seis jogos, num curto percurso em que foi também eliminado da Taça da Liga pelo secundário Tondela.
Ainda com Moreno no cargo, a equipa minhota falhou igualmente a presença na Liga Conferência Europa, ao ser afastada na segunda eliminatória de qualificação pelos eslovenos do NK Celje.
Neste arranque do campeonato 2023/24 tem sido o Vitória de Guimarães a ‘agitar’ o banco em mudanças de treinadores, numa lista que já inclui seis clubes em apenas 13 jornadas e da qual também fazem parte Desportivo de Chaves e Estoril Praia, ambos já com novos técnicos.
Os flavienses viram sair José Gomes à quinta jornada, depois de cinco derrotas na I Liga e a eliminação na primeira ronda da Taça da Liga, com o técnico a ser substituído pelo ex-vimaranense Moreno.
O Estoril Praia deixou de contar com Álvaro Pacheco à sexta jornada, entrando para o seu lugar Vasco Seabra.