Uma das maiores operadoras de telemóvel britânicas está há vários meses sem transmitir as mensagens de texto que permitem a ativação da Chave Móvel Digital, afetando utentes dos consulados.
O cônsul-geral em Londres, Luís Leandro da Silva, confirmou à agência Lusa que existem “dificuldades específicas” com a rede EE, que se fundiu recentemente com a British Telecom, e com as respetivas operadoras móveis virtuais.
Em causa está a receção por portugueses residentes no Reino Unido dos códigos de confirmação que permitem a ativação da Chave Móvel Digital (CMD) na respetiva aplicação móvel.
“Esperemos que a situação possa vir a ser ultrapassada no mais breve espaço de tempo possível”, disse, embora não saiba quando.
O diplomata confirmou que a dificuldade “está circunscrita” à EE/BT e eventualmente a operadoras que usam a mesma rede, como a 1pMobile, Lycamobile ou a Utility Warehouse.
“Esse universo da British Telecom e das suas associadas neste momento tem essa limitação em relação à Chave Móvel Digital”, disse.
O cônsul afirmou estarem a ser consideradas “outras possibilidades para se contornar esta situação através de outra solução técnica”.
Desde meados do ano passado que a operadora britânica deixou de aceitar mensagens de números de telemóvel estrangeiros enviadas em grande quantidade para combater atividade fraudulenta.
A CMD é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite aceder e realizar serviços ‘online’ de entidades públicas e privadas, tais como banca, telecomunicações, energia, saúde, turismo, entre outros.
Além disso, é ainda possível assinar documentos digitalmente, ou ter os documentos de identificação no telemóvel.
A falha é uma contrariedade para o consulado-geral de Portugal em Londres, que tem vindo a promover a adesão aos serviços consulares através da Internet, e para os quais é essencial o uso da Chave Móvel Digital.
Atualmente é possível pedir remotamente, usando a CMD, a renovação do Cartão do Cidadão, alteração de morada ou a emissão do certificado de nascimento.
A Chave Móvel Digital também um meio privilegiado para conseguir marcações de atendimento presencial na plataforma de agendamento ‘online’, onde o Consulado-Geral de Londres coloca disponível diariamente 40 a 50 vagas exclusivamente para quem faça o acesso com a CMD.
Leandro da Silva disse que dezenas de milhares de utentes do consulado já usam esta modalidade.