A Praça do Povo, no Funchal, acolhe este sábado mais uma iniciativa em prol da paz na Venezuela, país que está a viver momentos conturbados na sequência dos resultados das eleições presidenciais de 28 de julho, que a oposição alega terem sido adulterados para permitir a reeleição de Nicolás Maduro.
Aura Rodrigues, Coordenadora do Núcleo da Madeira da Associação Venexos, espera que a adesão dos madeirenses e luso-venezuelanos possa contribuir para “transmitir uma energia positiva” ao povo venezuelano que “está a lutar pela liberdade”.
Aos participantes é pedido que compareçam na concentração na posse de pelo menos uma vela e, caso desejem, para deixarem uma mensagem aos venezuelanos num cartaz que estará disponível para o feito no local.
A dirigente, que nasceu nos Altos Mirandinos, liderou o Consulado Honorário de Portugal em Los Teques e foi professora de Português pelo Instituto Camões em Carrizal, além de trabalhar para a TAP, lembrou que esta iniciativa, “Acende uma luz pela Venezuela”, vai decorrer este sábado em 18 cidades da Europa.
Esta iniciativa vem na sequência das vigílias realizadas um pouco por toda a Venezuela na noite de quinta-feira, convocadas por Maria Corina Machado, líder a oposição, para pedir a libertação de mais de 2.500 cidadãos que estão presos por motivos políticos no país, entre eles ativistas dos direitos humanos, e também o respeito da vontade do povo expressa nas eleições.