Os madeirenses têm sempre em mente uma das grandes tradições religiosas que marcam a preparação do Natal, e que acontecem ao fim de nove madrugadas.
Em Joanesburgo, as missas começam às 05h30 locais (03h30 na Madeira), simbolizando a hora e o ambiente em que Jesus nasceu. Esta atividade religiosa consiste numa novena de missas e a elas acorrem um significativo número de fiéis.
Esta tradição é mantida entoando canções natalícias tradicionais da Madeira, acompanhadas de instrumentos musicais regionais, adquiridos na sua terra natal, como nos disse Alexandra e Alberto Silva, grandes precursores desta e de outras tradições de caráter religioso, como a que este ano acontece na Igreja de Santo António dos Portugueses em Mayfair, Joanesburgo.
O presépio e as imagens foram cedidas à igreja para esta quadra em que se comemora os nove meses de gravidez da Virgem Maria, mãe de Jesus, também conhecida por Virgem do Parto.
Interessante notar que junto à igreja e após o serviço religioso há cacau, mas também poncha e sandes de carne de vinha d’alhos proporcionando o reviver de tempos mais distantes com aquela alegria esfuziante trazida pelos contos e lendas, falando das lapinhas, da matança do porco, das “peças” naquelas manhãs de frio, o que cantavam, quem tocava bem o acordeão e do padre que era muito boa pessoa.
Assim tem sido este ano na Igreja de Santo António dos Portugueses que está situada no epicentro da comunidade islâmica de Joanesburgo.