A tradição que a ACIF tem mantido, desde 2001, de celebrar anualmente o Dia do Empresário Madeirense, tem por intuito reconhecer o mérito empresarial, dignificando o papel do empresário na sociedade.
O tema escolhido para este ano – ‘A Inteligência Artificial / Sustentabilidade’ pretende alertar o tecido empresarial para as potencialidades da Inteligência Artificial, quando colocada a favor da inovação e da competitividade das empresas em diversos setores de atividade. A sua relação com a sustentabilidade também não é menos importante, aliás poderá ser mesmo uma importante aliada nos crescentes desafios ambientais que as empresas enfrentam.
As empresas privadas são responsáveis por dois terços do emprego total e empregam mais de 80% dos trabalhadores por conta de outrem.
É preciso valorizar o papel essencial que os empresários desempenharam, e continuam a desempenhar, ao contrariarem os efeitos da crise e ao anteciparem e criarem as bases para o relançamento da economia, perseverando na adversidade, continuando a arriscar, a inovar e a lutar, todos os dias, pela manutenção dos postos de trabalho que criam.
A sessão comemorativa terá lugar no dia 21 de maio, pelas 09h30, no Centro de Congressos da Madeira, com a presença do Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira na Sessão de Abertura, seguindo-se pelas 19h30, o jantar de convívio, no Pestana Casino Park Hotel.
A intervenção do António Costa e Silva, antigo Ministro da Economia e do Mar, enquanto keynote speaker, terá lugar pelas 10h00 e o debate, moderado pelo jornalista Vítor Gonçalves, jornalista, coordenador e apresentador do Programa Grande Entrevista, da RTP acontecerá após o coffee-break, pelas 11h15, com a participação de 5 oradores convidados.