No âmbito da nova iniciativa que dá a conhecer as dinâmicas do comércio tradicional, a rádio JM-FM esteve à conversa com Amara Vieira, chefe da unidade de Apoio ao Investidor e ao Empreendedor, da Câmara Municipal do Funchal.
Amara Vieira começou por referir o Balcão do Investidor, da CMF, no qual podem ser esclarecidas dúvidas aos comerciantes. Ao longo dos anos, o balcão tem registado um aumento muito significativo.
Já registou, desde a sua criação, cerca de 13.500 atendimentos, tendo superado, em 2023, 112% do número de atendimentos de 2021. Dados que para a chefe do departamento traduzem “a política de proximidade” levada a cabo pela autarquia, sendo esta uma das prioridades da edilidade.
Mais recordou Amara Vieira os apoios auferidos aos comerciantes, nomeadamente, o Alavancar e o Abrir Funchal.
A nível das candidaturas, foram já efetuadas 44, tendo a CMF já aprovado 278 mil euros em apoios, sobretudo na restauração com 30 candidaturas submetidas e aprovadas.
A chefe da unidade recordou ainda a iniciativa Mais Comércio Local e os concursos da Festa da Flor e das Montras de Natal.
Quanto ao Forum de Emprego do Funchal, a Câmara do Funchal, que vai de “encontro das preocupações dos empresários”, a CMF conta já com 61 empresas inscritas e 453 candidatos inscritos neste momento. O forum presencial, decorre uma vez por ano.
A propósito da iniciativa do JM e da JM-FM, Amara Viera louvou o projeto, por promover o comércio tradicional.