O euro negociava hoje abaixo de 1,05 dólares, tendo descido depois da divulgação de números da inflação nos Estados Unidos, quando os investidores esperam as reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e da Reserva Federal (Fed).
Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0486 dólares, abaixo do valor a que seguia na terça-feira ao final da tarde, 1,0517 dólares.
Hoje foi anunciado que a inflação homóloga nos Estados Unidos acelerou em novembro pelo segundo mês consecutivo e ficou em 2,7%, contra 2,6% em outubro, segundo o índice de preços CPI.
Na comparação mensal, o aumento de preços foi de 0,3%, mais forte em novembro do que no mês anterior, quando tinha sido de 0,2%.
Estes dados são divulgados a uma semana da reunião da Fed e podem abrir caminho a um novo corte das taxas de juro.
O BCE, que realiza na quinta-feira a sua última reunião de política monetária deste ano, deverá baixar de novo as taxas de juro, sendo mais provável que opte por um corte de 25 pontos base, segundo analistas.
Hoje, o Banco do Canadá anunciou hoje uma descida da sua taxa de juro para 3,25%, o segundo corte consecutivo de 50 pontos base.