MADEIRA Meteorologia

Indicadores de confiança aumentaram na Construção e Obras Públicas e no Comércio

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
05 Agosto 2024
12:15

De acordo com a informação recolhida pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) através dos Inquéritos Qualitativos de Conjuntura (IQC), em julho de 2024, os indicadores de confiança nos sectores de atividade da Construção e Obras Públicas e no Comércio aumentaram face ao mês anterior, enquanto na Indústria Transformadora e dos Serviços diminuíram.

Segundo a DREM, o indicador de confiança da Indústria Transformadora diminuiu em junho e julho, após ter aumentado em maio. A evolução do indicador deveu-se ao contributo negativo das opiniões sobre a evolução da procura global e das perspetivas de produção e do contributo positivo das apreciações relativas aos stocks de produtos acabados. O saldo das expectativas relativas aos preços de venda aumentou em julho, após ter diminuído no mês de junho.

Na Construção e Obras Públicas, o indicador aumentou em julho, após ter diminuído em junho. A evolução no último mês refletiu o contributo positivo das duas componentes, apreciações sobre a carteira de encomendas e das perspetivas de emprego. O saldo das perspetivas de preços praticados pela empresa nos próximos três meses diminuiu em junho e em julho, após ter aumentado no mês de maio.

No Comércio, o indicador de confiança aumentou entre maio e julho, após ter diminuído em abril. A evolução do indicador em julho resultou do contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e das apreciações sobre o volume de stocks, tendo as perspetivas de atividade da empresa contribuído negativamente. O saldo das perspetivas de evolução futura de preços diminuiu entre maio e julho, após ter aumentado em abril.

Nos Serviços, o indicador diminuiu em julho, contrariando o movimento ascendente iniciado em janeiro. A evolução do indicador resultou do contributo negativo de todas as componentes, desde as perspetivas relativas à evolução da procura, às apreciações sobre a atividade da empresa, e às opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas, mais expressivo no primeiro caso. O saldo relativo às expectativas de preços de prestação de serviços diminuiu em julho, após ter aumentado no mês anterior.

De notar, que com exceção do Comércio e dos Serviços, os restantes sectores apontam como principal obstáculo à sua atividade, a dificuldade em contratar pessoal qualificado, fator limitativo com maior expressão na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas