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Registada maior equidade entre sexos nos diplomados na Região desde o início da série disponível

Data de publicação
23 Agosto 2024
10:01

No ano letivo de 2022/2023, o número de diplomados em estabelecimentos do ensino superior da RAM aumentou 10,2%, tendo sido emitidos 874 diplomas (+81 que no ano letivo anterior), informou hoje a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

“Este é o terceiro valor mais elevado desde o início da série de dados disponível (que tem início em 1993/1994), depois de 2007/2008 (1 004 diplomados) e de 2020/2021 (879). No ano letivo em análise, do total de diplomas, no ensino superior universitário foram atribuídos 524, representando 60,0% do total, e no ensino politécnico 350, concentrando os restantes 40,0%”, constata a mesma fonte.

De acordo com a DREM, o. número de mulheres diplomadas (464; 53,1% do total) continua a ser superior ao dos homens (410; 46,9%), muito embora este tenha sido o ano letivo da série disponível com a maior proximidade entre a percentagem de mulheres e homens diplomados. Depois de um mínimo de 19,0% no peso dos homens diplomados em 2001/2002, essa percentagem tem vindo a crescer embora de modo não linear, atingido o expoente de 46,9% em 2022/2023.

“Na estrutura etária dos diplomados persiste a existência de um pico no escalão dos 20-24 anos, atingindo no ano letivo em análise 69,0% do total de diplomados (68,6% em 2021/2022). Segue-se o grupo etário 25-29 anos com 14,2% (14,1% em 2021/2022) e o grupo 40 e mais anos com 7,8% (9,3% em 2021/2022). No ano letivo 2022/2023 existiram 31,5 diplomados por 1 000 habitantes com idade entre 20 e 29 anos, valor superior ao do ano letivo 2021/2022 (29,4 por mil habitantes)”, indica.

No ano letivo em referência, o número de diplomados nos estabelecimentos de ensino superior público da Região atingiu o segundo maior valor da série com 780 diplomados (89,2% do total, sendo os restantes 10,8% do privado).

“Apenas no ano letivo 2007/2008, pela entrada em vigor do processo de Bolonha, foi registado um valor mais elevado, 800 diplomados, mas inferior em termos proporcionais (79,7%). Por outro lado, nos estabelecimentos de ensino superior privado, o número de diplomados aumentou de 50 em 2021/22 para 94 diplomados em 2022/2023”, denota a DREM.

No que respeita à distribuição das áreas de educação e formação dos diplomados no ensino superior, em 2022/2023, a DREM indica que cinco áreas registaram um número de diplomados na casa da centena.

A área dos “Serviços pessoais” foi a que registou um maior número de diplomados (127; 14,5% do total), seguida das “Ciências empresariais e administração” (109; 12,5%), das “Ciências sociais e comportamentais” (106; 12,1%), da “Engenharia e tecnologias afins” (101; 11,6%) e da “Educação” (100; 11,4%). Os cursos destas cinco áreas de conhecimento representam 62,1% dos diplomados do ensino superior no ano letivo 2022/23.

“A distribuição dos diplomados no ensino superior, por ciclos de estudo, revela um peso de 64,6% nas Licenciaturas, 12,8% nos Mestrados e 1,0% em Doutoramentos. Os diplomados em “Cursos técnico superior profissionais” constituíram 21,5% do total de diplomados”, conclui.

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