O banco central norte-americano anunciou hoje que decidiu deixar inalterada a sua taxa de juro de referência entre 5,25% e 5,50%, pela quinta vez consecutiva.
A decisão da Reserva Federal (Fed) foi anunciada em comunicado após uma reunião de política monetária de dois dias.
Os membros da Fed indicaram que se mantém a previsão de fazer três descidas das taxas ao longo de 2024, apesar de os dados mais recentes terem mostrado que a inflação acelerou ligeiramente.
O índice de inflação CPI deu conta de uma subida da inflação em fevereiro para 3,2%, quando tinha ficado em 3,1% no mês anterior.
A Fed começou a subir as taxas de juro em março de 2022 para lutar contra a inflação elevada, deixando desde julho de 2023 a taxa dos fundos federais no intervalo entre 5,25% e 5,50%, o nível mais alto em mais de 20 anos.
“Os indicadores recentes sugerem que a atividade económica está a expandir-se a um ritmo sólido. O aumento do emprego mantém-se forte e a taxa de desemprego continua baixa. A inflação diminuiu durante o ano passado, mas continua elevada”, refere o comunicado.
A Fed continua “firmemente comprometida” em levar a inflação à meta de 2%.
A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano foi revista em alta e passou para 2,1%, em vez de 1,4%.
A previsão de inflação para 2024 mantém-se em 2,4%, como tinha sido antecipado há três meses.