Quatro professores oriundos de uma escola na Bulgária realizaram uma visita à EB1/PE da Lombada - Ponta do Sol ao longo desta semana, como parte de um projeto Erasmus Ação Chave 1 – Job Shadowing denominado ‘Comunidades de Aprendizagem Profissional – Garantindo a Qualidade de Oportunidade’.
Durante a visita, os professores búlgaros participaram em diversas atividades, incluindo a observação de aulas e outras atividades programadas para a semana. As aulas ministradas destacaram-se pelo enfoque em conteúdos culturais, com especial ênfase no trabalho colaborativo e artístico.
Além das observações em sala de aula, os docentes participaram de sessões de trabalho e compartilhamento de boas práticas com os seus homólogos portugueses, que têm se envolvido em cursos durante as suas experiências internacionais, abordando uma variedade de temas.
Destaca-se, ainda, que ocorreram sessões de planeamento conjunto, troca de materiais e ideias sobre metodologias inovadoras, bem como sobre a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) e dispositivos móveis em contexto escolar. A sala de ambiente inovador da escola, conhecida como Lombada Innov@tive Lab, “desempenhou um papel crucial na exploração de novos conceitos e experiências educacionais”, conforme pode ler-se em nota enviada pela direção da escola.
No decurso da visita, também foi dado destaque ao programa educativo português, com especial atenção para a “flexibilidade curricular e as atividades inclusivas-DUA”, que estão a ser implementadas na escola.
Reconhece-se o papel das comunidades de aprendizagem profissional na garantia da qualidade das oportunidades educacionais, fornecendo às escolas as competências reforçadas que, num contexto internacional, podem apoiar e garantir a qualidade das oportunidades para todas as crianças e jovens que, no futuro, se tornarão cidadãos ativos em um mercado globalizado.