O comandante da PSP na Madeira, Luís Simões, afirma que a Madeira teve duas descidas consecutivas da criminalidade, situação que era esperada face à pandemia. E diz que o aumento anunciado em 2022, não foi surpresa para a PSP, face ao facto de a vida em sociedade ter voltado à normalidade. Sublinha que a atividade policial registou um aumento de 85 por cento desde 2019.
Palavras prestadas na 11ª edição da 4ª sessão das Jornadas Madeira, evento do JM que tem a parceria da Assembleia Legislativa da Madeira. Houve uma subida de 20 por cento na criminalidade geral. Houve um aumento de 49 por cento nos crimes de condução ileal.
Na iniciativa subordinada ao tema 'Balanço da Legislatura e Segurança na Cidade', a decorrer no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, o comandante da Polícia de Segurança Pública adiantou que registou-se um aumento de mais 15 por cento no tráfico de estupefacientes. Admitiu também o aumento dos roubos relativamente a 2021, o que considera ser normal. Não quer isto dizer que os números não sejam preocupantes mas o comandante da PSP considera que, muitas, vezes, não se olha para os números e refina os mesmos, para ver o que de facto está a se passar.
Carla Ribeiro