MADEIRA Meteorologia

Conflitos, desigualdades, crise climática e tecnologia são prioridades de Guterres para 2025

Data de publicação
15 Janeiro 2025
16:23

Os conflitos em curso no mundo, o combate às desigualdades e à crise climática e os perigos da tecnologia descontrolada são as prioridades para este ano do secretário-geral da ONU, António Guterres, apresentadas hoje perante a Assembleia-Geral.

Num ‘briefing’ na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Guterres começou a apresentação das suas prioridades para 2025 com “boas notícias”, avaliando haver “sinais de esperança” apesar da “turbulência” do mundo atual.

O líder da ONU manifestou esperança com os recentes desenvolvimentos relacionados com um possível acordo de cessar-fogo e de libertação de reféns na Faixa de Gaza, com a recente eleição de um Presidente no Líbano ou, na frente climática, com o aumento dos investimentos em energia limpa.

“Sim, há progresso no nosso mundo tumultuado. Mas não tenhamos ilusões: este é um mundo em grande parte em turbulência e em grave incerteza. As nossas ações — ou inações — desencadearam uma moderna caixa de Pandora de males”, disse.

“Quatro desses males destacam-se porque representam, na melhor das hipóteses, ameaças que podem interromper todos os aspetos da nossa agenda e, na pior, derrubar a nossa própria existência: conflitos descontrolados, desigualdades desenfreadas, crise climática devastadora e tecnologia fora de controlo”, assinalou o ex-primeiro-ministro português.

Perante um amplo corpo diplomático presente na Assembleia-Geral da ONU, Guterres priorizou a necessidade de se alcançar a paz em conflitos cada vez mais “complicados e mortais”, agravados por divisões geopolíticas e desconfianças, com a ameaça nuclear “no seu ponto mais alto em décadas” e a impunidade a mostrar-se “endémica”.

Focando-se nos conflitos no Médio Oriente, Guterres falou numa reformulação regional, frisando não estar claro o que está por vir.

“Em Israel e na Palestina, veremos uma ação irreversível em direção a uma solução de dois Estados (...) como temos defendido constantemente? Ou, em vez disso, veremos uma firme anexação por Israel, a negação dos direitos e da dignidade do povo palestiniano e a destruição de qualquer hipótese de paz sustentável?”, questionou.

“Na Síria, após anos de derramamento de sangue, veremos um país que pode finalmente ser um farol de diferentes religiões, tradições e comunidades moldando um futuro inclusivo, livre e pacífico (...)? Ou veremos fragmentação, junto com o atropelo dos direitos de minorias, mulheres e meninas?”, continuou o representante, admitindo ainda incertezas sobre o futuro do Irão.

O secretário-geral da ONU não deixou de fora outras guerras e conflitos a precisarem de atenção da comunidade internacional, como na Ucrânia, Sahel, Sudão, Haiti, Somália, Myanmar (antiga Birmânia), República Democrática do Congo ou Iémen.

Em relação à sua segunda prioridade, Guterres defendeu que as desigualdades são um sinal inequívoco de que algo “está profundamente” errado com os sistemas sociais, económicos, políticos e financeiros em vigor.

Porém, defendeu que as desigualdades podem ser superadas se as autoridades se comprometerem com políticas que promovam a equidade em vez de se “apegarem às mesmas abordagens fracassadas”.

Para esse efeito, o líder da ONU defendeu uma maior ação para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco em áreas de alto impacto como erradicação da pobreza, segurança alimentar, educação de qualidade para todos, proteção social, cobertura universal de saúde, acesso à energia, digitalização e redução dos impactos climáticos.

“E devemos colocar um foco particular nas necessidades de África”, indicou, reiterando também a necessidade de modernização das instituições financeiras globais.

António Guterres, que elegeu a crise climática como uma das prioridades do seu mandato, apontou a abordagem desse mesmo problema como essencial para 2025, começando por fazer referência aos devastadores incêndios que estão a assolar Los Angeles, cidade norte-americana que “passou de lar de filmes de desastre para cenário de desastre”.

“Quem paga o preço pela destruição climática observada no mundo? Não é a indústria de combustíveis fósseis, que embolsa lucros e subsídios dos contribuintes enquanto os seus produtos causam estragos. São as pessoas comuns. (...) E, particularmente, sofrem os mais vulneráveis, que menos fizeram para desencadear essa devastação”, frisou.

Um dos objetivos da ONU é limitar o aumento da temperatura global a longo prazo a 1,5°C, com Guterres a defender que essa batalha não pode ser vencida sem uma eliminação rápida, justa e financiada dos combustíveis fósseis em todo o mundo.

Por fim, o secretário-geral focou-se na necessidade de uma administração cuidadosa da revolução tecnológica, especialmente em relação à Inteligência Artificial, cujo potencial deve beneficiar a humanidade e o acesso deve ser equitativo - “não apenas para alguns privilegiados”.

“O mundo precisa de uma Inteligência Artificial que seja ética, segura e protegida. (...) Juntos, vamos garantir que a Inteligência Artificial atenda ao seu propósito mais elevado: promover o progresso humano, a igualdade e a dignidade”, reforçou Guterres.

Assinalando o facto das Nações Unidas celebrarem em 2025 o seu 80.º aniversário, Guterres concluiu o seu ‘briefing’ com um apelo: “Vamos construir o mundo mais pacífico, justo e próspero que sabemos estar ao nosso alcance — apesar de tudo”.

O segundo mandato de Guterres na liderança da ONU dura até dezembro de 2026.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

10:00

O frio que se fez sentir, esta madrugada, nas zonas altas da Madeira, contribuiu para que alguns veículos, cobertos de geada, circulassem esta manhã com...

8:15

Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar sob aviso amarelo na sexta-feira e no sábado por causa da previsão...

15:27

De início pensou-se que tinha sido roubada numa residência em Ponta Delgada.

Como inicialmente reportado pelo JM, uma escultura do artista Ricardo Velosa,...

16:08

O Corpo de Polícia Florestal identificou a construção ilegal de uma edificação em betão, ferro e pedra, sem licenciamento, na área do Parque Natural da...

20:36

Uma empresa especializada em soluções de limpeza profissional, instalada no Garajau, Caniço, há cerca de três décadas, aposta na robótica e desta forma...

8:36

Tal como o JM noticiou, há instante, a tempestade Eowyn começou hoje a atingir a Irlanda com ventos recorde, com rajadas de 183 quilómetros por hora (km/h),...

9:30

Uma funcionária, de 25 anos, sofreu ontem uma queda de um segundo andar, na Escola Secundária do Caniçal.

Desconhecidas as circunstâncias da queda, de uma...

• PUB
15:09

Foi avistado um lobo-marinho, esta tarde, junto à nau de Santa Maria, no Funchal, gerando natural curiosidade por parte das pessoas.

A ocorrência verificou-se...

9:25

A entrega da declaração anual do IRS arranca no início de abril, mas até lá há vários passos que os contribuintes têm de cumprir para preparar esta obrigação...

22:07

As previsões não são nada favoráveis e a Irlanda prepara-se para ‘receber’ esta sexta-feira aquela que é já considerada a pior tempestade do século.

O...

Últimas

6:55

Bom dia!

A investigação sobre a pobreza na Madeira foi anunciada há quase dois anos. O trabalho foi feito pelo núcleo regional da Rede Europeia Anti-Pobreza,...

22:35

O Sporting de Braga colocou-se hoje em posição delicada na Liga Europa de futebol, ao permitir a reviravolta do Union Saint-Gilloise e perder por 2-1 na...

22:11

Um homem barricado num apartamento acabou por morrer no local após ter disparado e ferido sete polícias no estado norte-americano do Texas, anunciaram...

22:07

As previsões não são nada favoráveis e a Irlanda prepara-se para ‘receber’ esta sexta-feira aquela que é já considerada a pior tempestade do século.

O...

20:59

Extremo tem nacionalidade alemã e venezuelana. Joga preferencialmente pelo lado esquerdo, dado ser destro, mas surge em várias zonas do ataque.

Enrique...

20:54

Criado em 2022, com Orçamento da Região, o Programa de Apoio à Garantia de Estabilidade Social (PROAGES) – uma medida destinada a comparticipar as despesas...

20:24

A Ucrânia apoia totalmente os esforços do Presidente norte-americano, Donald Trump, no sentido de reduzir o preço do petróleo e exercer pressão sobre...

• PUB
20:05

O Tribunal de Contas (TdC) decidiu convocar a Comissão Permanente para analisar a situação do juiz conselheiro açoriano Manuel Mota Botelho, acusado de...

19:53

O paquistanês Zaheer Mahmood foi hoje condenado a 30 anos de prisão pelo Tribunal Especial de Menores de Paris, por ter tentado em 2020 matar duas pessoas...

19:46

A Casa do Povo de São Roque do Faial está a comemorar o seu 34.º aniversário, com convívio animado pelos grupos musicais da instituição, a ser transmitido...