MADEIRA Meteorologia

Líderes europeus esperados na homenagem da França a Jacques Delors

Data de publicação
04 Janeiro 2024
16:54

Vários líderes europeus, incluindo o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, são esperados na sexta-feira, em Paris, na homenagem da França ao político Jacques Delors, presidida pelo chefe de Estado francês, Emmanuel Macron.

Delors, político francês e antigo presidente da Comissão Europeia, morreu em 27 de dezembro, aos 98 anos.

O Estado francês pretende homenagear um “arquiteto da Europa unida” sem o qual a França seria “menos dona do seu destino”, segundo o Eliseu (Presidência francesa), citado pela agência francesa AFP.

Macron vai celebrar o papel de Delors na política francesa, desde o trabalho com o socialista Jacques Chaban-Delmas no final da década de 1960, até à manutenção da França na Europa em 1983, como ministro da Economia do socialista François Mitterrand.

A homenagem nacional no Pátio dos Inválidos, em Paris, contará com uma inovação ligada à dimensão continental de Delors: após o elogio de Macron, o “Last Post” e a “Marselhesa” será tocado o “Hino da Alegria”, o hino da União Europeia (UE).

Macron deverá dizer que “a França não teria continuado a ser uma potência soberana na Europa tal como a conhecemos hoje sem Jacques Delors”, afirmou um conselheiro do chefe de Estado aos jornalistas.

O discurso de Macron, que se apresenta regularmente como o líder dos progressistas pró-europeus, deverá também ter eco à luz das eleições europeias de junho, quando a extrema-direita lidera as sondagens em França.

Tanto mais que estará na presença do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, um dos líderes do campo nacionalista na Europa.

A França convidou todos os chefes de Estado e de Governo da UE, bem como os presidentes das instituições comunitárias, atuais ou em exercício, enquanto o social-democrata Jacques Delors esteve em Bruxelas de 1985 a 1995.

O Presidente português estará acompanhado pelo antecessor, Aníbal Cavaco Silva, que também “foi primeiro-ministro durante todo o período dos mandatos” de Delors, e por José Manuel Durão Barroso, que presidiu à Comissão Europeia (2004-2014), anunciou a Presidência portuguesa.

Entre dirigentes que confirmaram a presença estão também o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, segundo a AFP.

Os Presidentes do Conselho, da Comissão, do Parlamento Europeu e do Banco Central Europeu são igualmente esperados, na perspetiva de uma homenagem europeia em Bruxelas, no final de janeiro.

A presidente da Câmara Municipal de Lille, Martine Aubry, filha de Jacques Delors, tem estado estreitamente envolvida nos preparativos, mas não irá discursar, segundo o Eliseu.

A Presidência francesa anunciou também que Emmanuel Macron se deslocará a Berlim, em 22 de janeiro, para a cerimónia de homenagem a outra figura política europeia, o antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble.

O homem que encarnou o rigor orçamental promovido pela Alemanha na Europa, e que foi também presidente do parlamento alemão no final da carreira política, morreu pouco antes de Jacques Delors, aos 81 anos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a introdução de um novo feriado a 2 de Abril do Dia da Autonomia?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas