MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Israel acusa UNRWA de estar cheia de membros do Hamas

Data de publicação
29 Janeiro 2025
15:41

Israel acusou hoje a agência das Nações Unidas para os refugiados (UNRWA) de estar cheia de combatentes do grupo palestiniano Hamas, segundo um porta-voz do Governo israelita, que mandou a entidade abandonar os seus escritórios em Jerusalém na quinta-feira.

“A UNRWA está cheia de membros do Hamas, não só os 19 que a UNRWA está a investigar sem grande entusiasmo, mas também centenas de funcionários”, acusou David Mencer em conferência de imprensa, acrescentando: “A UNRWA é o Hamas”.

O porta-voz afirmou que a UNRWA emprega mais de 1.200 membros do Hamas, “incluindo terroristas que levaram a cabo o massacre de 07 de outubro” de 2023, data do ataque do grupo islamita palestiniano no sul de Israel, onde fez cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, desencadeando a guerra na Faixa de Gaza.

“Isto não é ajuda, é apoio financeiro direto ao terrorismo”, prosseguiu Mencer, insistindo que, “se um estado financia a UNRWA, esse estado financia terroristas”.

Na terça-feira, o embaixador israelita na ONU reafirmou que o seu país cessaria todos os contactos com a agência e “qualquer pessoa que agisse em seu nome” a partir de quinta-feira, uma decisão apoiada pelos Estados Unidos, mas que, para as Nações Unidas, põe em perigo “o futuro dos palestinianos.”

A UNRWA deve desocupar todas as suas instalações em Jerusalém, incluindo Jerusalém Leste anexada por Israel, afetando em concreto escolas e centros de saúde.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lamentou esta decisão unilateral, que considerou “manifestamente irracional e contraditória com as obrigações internacionais de Israel”.

Face às acusações de Israel, a anterior administração norte-americana de Joe Biden suspendeu as contribuições financeiras para a UNRWA, mas defendeu a continuação das suas operações.

A embaixadora interina dos Estados Unidos em Nova Iorque, Dorothy Shea, apoiou, no entanto, a “decisão soberana” de Israel.

“A implicação de que isto irá interromper todas as operações humanitárias é irresponsável e perigosa”, sustentou, afirmando que a UNRWA “não é nem nunca foi a única opção para a ajuda humanitária”.

A ONU e muitos Estados-membros, pelo contrário, repetem que não há alternativa a uma agência que descrevem como a “espinha dorsal” da ajuda humanitária na devastada Faixa de Gaza.

“O ataque implacável à UNRWA põe em risco as vidas e o futuro dos palestinianos em todo o território palestiniano ocupado”, alertou o responsável da agência, Philippe Lazzarini.

No final de janeiro de 2024, as autoridades israelitas acusaram 12 funcionários da UNRWA de estarem envolvidos no ataque de 07 de outubro levado a cabo pelo Hamas, levantando uma onda de críticas contra a agência.

Posteriormente, foram adicionados outros sete nomes à lista.

As acusações levaram os principais doadores a suspender temporariamente o financiamento da agência, com mais de 30 mil funcionários, incluindo 13 mil na Faixa de Gaza, que ajudam 5,9 milhões de palestinianos na região.

Uma investigação interna da ONU em agosto apurou que nove dos seus funcionários “podem ter estado envolvidos” nos ataques.

Num caso, “não foram obtidas provas (...) para apoiar as acusações” e relativamente a outros nove as provas “foram insuficientes”.

Ao fim de 15 meses de guerra, Israel e Hamas acordaram um cessar-fogo, que entrou em vigor em 19 de janeiro por um período de 42 dias.

Ao longo desta primeira fase, o Hamas deverá libertar 33 reféns e Israel centenas de prisioneiros palestinianos e permitir o reforço da entrada de ajuda humanitária no enclave.

A segunda e terceira fase serão negociadas durante a vigência da primeira.

Segundo as autoridades locais controladas pelo Hamas, a operação militar em grande escala de Israel na Faixa de Gaza já custou a vida a cerca de 47 mil pessoas, na maioria civis.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Entre partidos e coligações, apresentam-se às eleições de 23 de março 14 candidaturas. Como interpreta a presença de tantas listas?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

9:58

Um acidente aparatoso ocorreu na manhã deste sábado na via rápida, na descida antes da saída para o Caniço de Baixo, no sentido Funchal - Santa Cruz.

20:16

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa.

O ex-presidente do FC Porto não resistiu a uma doença prolongada e partiu aos 87 anos, menos de um ano depois de ter deixado...

11:56

As operações no Aeroporto Internacional da Madeira estão a ser afetadas esta manhã pelo vento forte que motivou aviso do Instituto Português do Mar e da...

18:16

Uma menina de dois anos e a sua mãe de 37 anos, que estavam entre as cerca de 40 pessoas feridas num ataque com um carro em Munique, na quinta-feira, morreram...

18:32

O encontro entre Juventude de Gaula e Xavelhas, da 14.ª jornada da I divisão de futebol sénior masculino, terminou precocemente devido a uma agressão de...

9:12

Um jovem de 17 anos, madeirense, foi encontrada inconsciente na esta madrugada na Zona Velha do Funchal.

O incidente ocorreu por volta das 3h00, e a jovem...

19:28

O arquipélago da Madeira vai estar, segunda-feira, sob aviso amarelo para precipitação, vento e agitação marítima.

Na costa Sul e nas Regiões Montanhosas,...

• PUB
17:54

O Marítimo foi para o intervalo a perder por 3-0 na visita ao Alverca, em partida da 22.ª jornada da II Liga de futebol.

Correu tudo mal à equipa de Ivo...

14:17

O Estoril Praia denunciou hoje um alegado caso de racismo no jogo de sábado frente ao Nacional, da 22.ª jornada da I Liga de futebol, na Madeira, pedindo...

18:58

O Marítimo foi hoje goleado, por 5-0, na visita ao Alverca, em partida da 22.ª jornada da II Liga de futebol.

No primeiro tempo, a turma da casa marcou...

Últimas

20:04

O FC Porto venceu o Farense, em Faro, este domingo, por 1-0.

O único golo da partida foi apontado por Francisco Moura, ao minuto 48.

Com o triunfo, o FC...

19:38

O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo reagiu hoje à morte do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa, no sábado, aos 87 anos, endereçando...

19:28

O arquipélago da Madeira vai estar, segunda-feira, sob aviso amarelo para precipitação, vento e agitação marítima.

Na costa Sul e nas Regiões Montanhosas,...

18:58

O Marítimo foi hoje goleado, por 5-0, na visita ao Alverca, em partida da 22.ª jornada da II Liga de futebol.

No primeiro tempo, a turma da casa marcou...

18:24

O presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, referiu hoje na Maia caber aos partidos com assento no parlamento a alteração do regimento em resposta...

18:13

O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes considerou hoje que a morte, no sábado, do antigo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, enlutou não...

18:09

O Papa Francisco, internado há três dias no hospital Gemelli, em Roma, está em estável e continua a receber o tratamento para recuperar da infeção das...

• PUB
17:56

Um incêndio está ativo neste momento, numa encosta da Madalena do Mar, consumindo uma zona de mato.

O alerta foi dado perto das 17h00 deste domingo, mobilizando...

17:54

O Marítimo foi para o intervalo a perder por 3-0 na visita ao Alverca, em partida da 22.ª jornada da II Liga de futebol.

Correu tudo mal à equipa de Ivo...

17:47

O gabinete de segurança de Israel reúne-se na segunda-feira para analisar a segunda fase do cessar-fogo em Gaza, após conversações entre o primeiro-ministro...