Pelo menos quatro pessoas morreram em aluimentos de terras e inundações na ilha de Java, disse hoje um responsável, acrescentando que as equipas de socorro da Indonésia procuram mais seis pessoas.
”Quatro corpos foram encontrados e seis estão a ser procurados”, disse o chefe da agência local de gestão de catástrofes, Meidi, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome.
A aldeia de Cibenda, na província de Java Ocidental, ficou inundada pouco antes da meia-noite de domingo (18:00 em Lisboa), depois de horas de chuva torrencial, enquanto muitos habitantes dormiam.
Um balanço anterior das autoridades referia que 10 pessoas estavam desaparecidas. Dezenas de casas ficaram danificadas, obrigando centenas de pessoas a trocar as habitações por refúgios.
A época de chuvas na Indonésia é marcada por aluimentos de terras, situação agravada em algumas zonas pelas desflorestação.
No início deste mês, inundações repentinas e aluimentos de terras na ilha de Samatra causaram pelo menos 30 pessoas, enquanto dezenas de outras continuam desaparecidas.
Em dezembro, pelo menos duas pessoas morreram num aluimento de terras e inundações que arrastaram dezenas de casas e destruíram um hotel perto do lago Toba, também na ilha de Samatra.