As forças de segurança turcas detiveram 304 pessoas suspeitas de ligações com o grupo extremista Estado Islâmico em operações realizadas em simultâneo em toda a Turquia, disse hoje o ministro do Interior.
Ali Yerlikaya adiantou que os suspeitos foram detidos em 32 províncias, embora a maioria estivesse nas três maiores cidades do país: Istambul, Ancara e Izmir.
A operação, designada como “Heroes-34”, foi realizada em conjunto pelos serviços de informações da polícia e pelos esquadrões de contraterrorismo, explicou o ministro, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).
Não foram avançadas informações sobre as nacionalidades dos suspeitos.
O grupo ‘jihadista’ realizou, nos últimos anos, uma série de ataques mortais na Turquia, incluindo um tiroteio numa discoteca de Istambul durante as celebrações do Ano Novo, em 2017, que matou 39 pessoas.
“Não haverá trégua para os terroristas, em prol da paz, da unidade e da solidariedade da nossa amada nação”, disse Yerlikaya.
“Com os esforços das nossas forças de segurança, a nossa luta continuará ininterrupta”, acrescentou.
O Ministério do Interior turco divulgou também um vídeo na rede social X no qual mostra imagens das operações, incluindo da polícia antiterrorismo a arrombar uma porta, a algemar suspeitos e a dirigi-los para veículos da polícia.