MADEIRA Meteorologia

Venezuela: ONG denuncia repressão brutal após as eleições presidenciais

Data de publicação
04 Setembro 2024
10:53

A organização Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje que a repressão dos protestos na Venezuela após as eleições presidenciais de julho foi brutal, sublinhando que recebeu relatórios credíveis de 24 assassínios e que confirmou onze desses de forma independente.

“A repressão que vemos na Venezuela é brutal”, afirmou a diretora da HRW para as Américas, Juanita Goebertus, a propósito dos protestos realizados, especialmente pela oposição, contra o resultado das eleições presidenciais de 28 de julho.

A HRW garantiu hoje que na Venezuela as autoridades e os “coletivos”, grupos de civis armados que apoiam o Executivo venezuelano, “cometeram abusos generalizados, incluindo assassínios, detenções e processos penais arbitrários, assim como assédio a críticos do governo”.

Num relatório publicado hoje em Bogotá, a organização não-governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos garante ter recebido “relatórios credíveis sobre 24 assassínios” no contexto dos protestos, incluindo de um membro da Guarda Nacional Bolivariana (GNB).

A HRW afirmou que recebeu informações de organizações locais independentes, como o Foro Penal, a Justicia Encuentro y Perdón, o Monitor de Vítimas e a Provea, e realizou investigações em outras fontes.

A organização garantiu que verificou “de forma independente” 11 casos, através da análise de certificados de óbito, vídeos e fotografias, além de ter entrevistado 20 pessoas, entre testemunhas e outras fontes locais.

“Muitos familiares, testemunhas e outras pessoas que poderiam fornecer informações sobre os casos não quiseram ser entrevistados por medo de represálias por parte do Governo”, segundo o documento da ONG.

De acordo com as autoridades venezuelanas, mais de 2.400 pessoas foram detidas nos protestos, enquanto o Foro Penal, uma ONG que presta assistência gratuita a pessoas detidas arbitrariamente, registou mais de 1.580 “presos políticos” detidos desde 29 de julho, incluindo 114 menores.

De acordo com a HRW, os procuradores venezuelanos acusaram centenas de pessoas por crimes que, por vezes, são definidos de forma ampla e acarretam penas longas, como “incitamento ao ódio”, “resistência à autoridade” e terrorismo.

Além disso, a HRW garantiu que as autoridades venezuelanas violaram os direitos humanos dos manifestantes e líderes da oposição após as eleições de 28 de julho, nas quais o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) deu a vitória ao atual Presidente, Nicolás Maduro, mas a oposição reivindica a vitória.

Um juiz ordenou na segunda-feira a detenção do candidato presidencial da oposição Edmundo González, após esse ter sido acusado pelo Ministério Público venezuelano de “incitamento à desobediência” e conspiração, entre outros crimes.

A HRW recordou que apesar de o Governo ter cometido “irregularidades e violações dos direitos humanos”, incluindo detenções de membros da oposição, desqualificações arbitrárias e restrições ao voto de venezuelanos no estrangeiro, um grande número de venezuelanos votou nesse dia de eleição.

Poucas horas depois das urnas encerrarem, a CNE declarou Maduro vencedor com mais de 51% dos votos, mas a HRW lembrou que esse órgão, controlado pelo Governo, “não tornou as atas eleitorais públicas”, uma exigência feita por vários países e organizações internacionais.

A ONG afirmou que os peritos eleitorais da ONU e do Carter Center, que observaram as eleições, afirmaram que faltou “transparência e integridade” ao processo eleitoral e questionaram o resultado declarado, indicando que os resultados publicados pela oposição “eram fiáveis”.

O Carter Center observou que nas atas apresentadas pela oposição, com 81% dos votos contados, que González tinha vencido as eleições por uma margem significativa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

22:03

O sorteio desta noite do Totoloto já aconteceu, confira se foi um dos vencedores ou o grande vencedor do primeiro prémio.

A chave-vencedora: 7 8 30 32 38...

18:15

Há uma campanha a decorrer no ‘Gofundme’ para ajudar um jovem madeirense de Câmara de Lobos. Bernardo Nesci, de 27 anos, descobriu, há seis meses, um cancro...

21:03

A Capitania do Funchal fez saber, em comunicado, que cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base em informações do Instituto Português do Mar e da...

10:00

Um veículo capotou, esta manhã, na via rápida, no sentido Funchal - Machico, perto da saída para o centro de Santa Cruz.

Os Bombeiros Sapadores de Santa...

16:40

Uma viatura está estacionada, possivelmente abandonada, há mais de um mês no Largo Conselheiro Aires de Ornelas (Largo da Achada), na freguesia da Camacha....

8:54

Um veículo sofreu um despiste e capotou esta manhã após o túnel do Campo da Barca, no Funchal, causando grande aparato no local.

Para o local, foram chamados...

15:40

A partida que coloca frente a frente Nacional e AVS, conta com algum público nas bancadas do Estádio da Madeira.

Naturalmente, os adeptos alvinegros predominam...

• PUB
22:15

Um cidadão, com idade na ‘casa’ dos 70 anos, foi esta noite vítima de uma queda, na zona dos Viveiros (Funchal), que o levou ao hospital.

O sinistrado estaria...

15:11

Esta tarde, pelas 14 horas, os Bombeiros Voluntários Madeirenses receberam um alerta para assistir um homem vítima de agressão com uma foice na zona da...

10:06

Um grave acidente de mota na rotunda da Pedreira, junto à entrada da via rápida, em Câmara de Lobos, deixou um homem de 54 anos em estado grave ontem à...

Últimas

14:09

Aconteceu ontem, no túnel João Abel de Freitas, no Funchal, um acidente envolvendo dois carros do qual resultou um ferido.

A vítima foi assistida pelos...

14:01

Hoje, o Porto do Funchal recebe os navios Mein Schiff 3 e Mein Schiff 5 da TUI Cruises, que atracaram com um total de 6.626 pessoas, das quais 4.835 são...

12:52

O espetáculo da Associação de Fado da Madeira (AFM), que sobe ao palco às 19 horas deste sábado no Teatro Municipal Baltazar Dias, está desde ontem esgotado....

12:38

Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas com gravidade num acidente ocorrido hoje num teleférico da estância de esqui de Astún, segundo um balanço provisório...

12:27

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, que falou, pela última vez, na cerimónia de aniversário da companhia de Bombeiros Sapadores [está no final...

12:25

Já estão no terreno as obras de requalificação da frente mar de São Vicente, uma empreitada que tem um custo previsto de 3,5 milhões de euros.

A obra decorre...

12:10

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, que marcou presença na cerimónia de aniversário da companhia de Bombeiros Sapadores de Santa...

• PUB
12:06

Mais de 30 pessoas ficaram retidas numa roda-gigante em Viña del Mar, no Chile, e tiveram de ser resgatadas pelos bombeiros locais.

Segundo refere o Notícias...

12:00

O secretário-geral do Juntos Pelo Povo (JPP) diz que Miguel Albuquerque, Eduardo Jesus, o PSD e o CDS “foram ultrapassados” pelo primeiro-ministro Luís...

11:59

O representante da República para a Região, instado a se pronunciar acerca da escolha de 23 de março como a data para as eleições legislativas regionais,...