Quase 300 operacionais estão a combater um incêndio que deflagrou na tarde de hoje no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
De acordo com a ANEPC, o incêndio deflagrou na freguesia de Pussos São Pedro às 15h48 e duas horas depois estavam no teatro de operações 298 operacionais, com 83 veículos e sete meios aéreos.
À agência Lusa, o presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, afirmou, pelas 17h30, que o fogo lavra em área florestal e não havia casas em perigo, embora reconhecesse que a situação “não está fácil”.
Durante a tarde, na freguesia da Amora, no Seixal, um incêndio de grandes dimensões tem estado a mobilizar também três centenas de operacionais.
“O incêndio está a afetar uma zona de mato onde não há habitações. As zonas urbanas mais próximas - de Belverde e da Verdizela –, de acordo com as últimas informações que nos foram transmitidas pelos bombeiros, não estão em perigo”, disse Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal.
O fogo, que teve início às 12h52, terá tido origem numa viatura que se incendiou na autoestrada A33 e alastrou a uma zona de mato da freguesia da Amora, no Seixal, distrito de Setúbal