MADEIRA Meteorologia

Mau tempo: Depressão Irene afeta estado do tempo nos Açores entre hoje e terça-feira

Data de publicação
15 Janeiro 2024
17:50

O arquipélago dos Açores vai ser afetado, entre hoje e terça-feira, pela depressão Irene, prevendo-se um aumento da intensidade do vento e precipitação por vezes forte, avisou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além de afetar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima, entre terça-feira e quarta-feira, “a depressão Irene no seu trajeto para noroeste vai aproximar-se do arquipélago dos Açores”, indicou o IPMA.

“No arquipélago dos Açores irá ocorrer um aumento da intensidade do vento, com rajadas até 90 km/h [quilómetros por hora], e precipitação por vezes forte”, entre hoje e terça-feira, segundo o instituto de meteorologia.

Neste sentido, o IPMA emitiu aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) nos grupos Oriental e Central do arquipélago dos Açores para “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, entre hoje e terça-feira.

Na terça-feira, estes dois grupos estão também sob aviso amarelo devido ao vento na “direção de oeste (W), rodando para noroeste (NW)”, assim como o grupo Ocidental, mas na “direção de noroeste (NW)”.

Em Portugal continental, a depressão Irene começa a afetar o território a partir do final da tarde de terça-feira, em que “a precipitação será persistente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até ao final do dia 17 [quarta-feira], em especial nas regiões Norte e Centro”.

Em comunicado, o IPMA referiu ainda que o vento em território continental irá intensificar a partir da manhã de terça-feira, “soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 75 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 95 km/h”, podendo esta situação estender-se até ao final de quarta-feira.

“Prevê-se também um aumento da agitação marítima nos dias 17 e 18 [quarta e quinta-feira] com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros em toda a costa, podendo ser temporariamente até 5,5 metros entre o Cabo Carvoeiro e Sines durante a manhã do dia 17”, alertou o serviço meteorológico.

No arquipélago da Madeira, na terça-feira ocorrerão períodos de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes, em especial nas vertentes sul e terras altas; o vento irá intensificar-se, soprando de sudoeste forte, com rajadas até 95 km/h, sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 120 km/h; e ã agitação marítima aumentará significativamente, com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, até quarta-feira, sendo temporariamente até 5,5 metros na costa sul da ilha, segundo o IPMA.

No âmbito da depressão Irene, foram emitidos avisos amarelos de precipitação, vento e agitação marítima em Portugal continental, Madeira e Açores.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a introdução de um novo feriado a 2 de Abril do Dia da Autonomia?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas