MADEIRA Meteorologia

Ministério sem registo de perturbação nos tribunais devido a protesto dos advogados

Data de publicação
02 Setembro 2024
20:10

O Ministério da Justiça não registou perturbações nos tribunais em consequência do protesto dos advogados às defesas oficiosas, à exceção no núcleo de Cascais, onde os advogados não responderam à chamada para três processos sumários.

Num balanço do primeiro dia do protesto convocado pela Ordem dos Advogados (OA) para reivindicar a revisão da tabela de honorários das defesas oficiosas, a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) “confirma que nenhuma comarca lhe reportou perturbação da atividade normal” relativamente às escalas presenciais, que apenas existem em quatro comarcas do país: Lisboa, Lisboa Norte, Lisboa Oeste e Porto.

Segundo as informações remetidas pelos administradores judiciais destas quatro comarcas à DGAJ, apesar do atraso com que a OA fez chegar as escalas (apenas a meio do dia), as necessidades de defensores oficiosos foram cobertas”.

“A única situação a reportar foi no núcleo de Cascais, onde em três processos sumários (dois de condução com álcool e um de ofensas à integridade física) foi necessário recorrer às escalas de prevenção (chamado de sistema SINOA). Acionado o SINOA, os advogados nomeados não compareceram no prazo legal (1 hora) e o senhor magistrado do Ministério Público optou por remeter o processo para inquérito”, refere o balanço enviado à Lusa.

A nota do Ministério da Justiça dá conta de que “as escalas presenciais asseguram as necessidades de defensores oficiosos e a questão está normalizada, até final de setembro”, referindo que no caso da comarca de Lisboa Norte, onde hoje não foi necessário recorrer a nenhum advogado oficioso, as listas presenciais para setembro têm 131 advogados inscritos, mais do que os 123 inscritos no mesmo mês de 2023.

No entanto, no que diz respeito às escalas de prevenção “o impacto apenas poderá ser avaliado casuisticamente, ao longo do mês, quando, pontualmente, forem necessários os serviços dos defensores e for acionado o SINOA”, refere a tutela.

A adesão ao protesto das defesas oficiosas convocado pela Ordem dos Advogados (OA) cifra-se nos 83%, com 1.487 profissionais inscritos nas escalas de setembro, menos 7.435 do que no ano passado, segundo dados divulgados pela Ordem.

De acordo com os dados divulgados pela OA, “neste momento cerca de 68 dos municípios do país não têm advogados disponíveis para fazer escalas durante o mês de setembro e 32 municípios têm apenas um advogado”.

Esta manhã, a DGAJ disse que duas das quatro comarcas com escalas presenciais obrigatórias não tinham recebido esses documentos da OA, mas a questão foi resolvida ao final da manhã.

Os advogados em protesto exigem a revisão da tabela de honorários das defesas oficiosas – um serviço prestado aos cidadãos mais desfavorecidos sem meios para contratar um advogado particular -, argumentado que a tabela não é revista há quase 20 anos e que os valores se encontram “desfasados da realidade”.

Por exemplo, o valor de referência unitário para pagamento da tabela está fixado em 26,73 euros, sendo este o valor que um advogado recebe por uma consulta jurídica, “antes de impostos”, sublinhou a bastonária.

No caso de um processo penal em tribunal singular, um advogado recebe oito unidades de referência por todo o processo, ou seja, 213,84 euros, independentemente da duração do caso, do total de diligências realizadas e só após o trânsito em julgado da sentença, o que significa que o advogado pode esperar anos para receber os seus honorários, o que exclui despesas com deslocações.

A OA acredita que o protesto pode ter consequências ao longo do mês de setembro, adiando várias diligências, mas rejeita que possam estar em causa direitos e garantias de arguidos, sublinhando que terão sempre direito a defesa, ainda que a diligência tenha de ser reagendada, e que em caso de incumprimento de prazos para interrogatórios judiciais, levando à libertação de arguidos detidos, isso é algo que “acontece todos os dias nos tribunais” devido a situações como greves de funcionários judiciais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

CONTOS INSULARADOS

Fim

19/01/2025 07:30

“Tudo na vida tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

22:03

O sorteio desta noite do Totoloto já aconteceu, confira se foi um dos vencedores ou o grande vencedor do primeiro prémio.

A chave-vencedora: 7 8 30 32 38...

18:15

Há uma campanha a decorrer no ‘Gofundme’ para ajudar um jovem madeirense de Câmara de Lobos. Bernardo Nesci, de 27 anos, descobriu, há seis meses, um cancro...

21:03

A Capitania do Funchal fez saber, em comunicado, que cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base em informações do Instituto Português do Mar e da...

10:00

Um veículo capotou, esta manhã, na via rápida, no sentido Funchal - Machico, perto da saída para o centro de Santa Cruz.

Os Bombeiros Sapadores de Santa...

16:40

Uma viatura está estacionada, possivelmente abandonada, há mais de um mês no Largo Conselheiro Aires de Ornelas (Largo da Achada), na freguesia da Camacha....

8:54

Um veículo sofreu um despiste e capotou esta manhã após o túnel do Campo da Barca, no Funchal, causando grande aparato no local.

Para o local, foram chamados...

15:40

A partida que coloca frente a frente Nacional e AVS, conta com algum público nas bancadas do Estádio da Madeira.

Naturalmente, os adeptos alvinegros predominam...

• PUB
22:15

Um cidadão, com idade na ‘casa’ dos 70 anos, foi esta noite vítima de uma queda, na zona dos Viveiros (Funchal), que o levou ao hospital.

O sinistrado estaria...

14:47

Um turista foi arrastado por uma onda na Praia do Galo, no Caniço de Baixo, enquanto tirava uma ‘selfie’ junto à costa. O incidente ocorreu ao início da...

15:11

Esta tarde, pelas 14 horas, os Bombeiros Voluntários Madeirenses receberam um alerta para assistir um homem vítima de agressão com uma foice na zona da...

Últimas

7:30

O Sporting segurou a liderança da I Liga,ao vencer de formafolgada em casado Rio Ave (3-0). Este é o destaque da capa do JM Desporto de hoje.

Na II Liga,...

7:30

Saiba nesta edição do JM que foram registados 175 acidentes em percursos pedonais da Madeira ao longo do ano passado.

De acordo com a notícia que faz manchete...

7:30

Bom dia e bom domingo!

- Em São Vicente, tem lugar o Jubileu dos Migrantes. É um dia cheio de atividades sociais e religiosas. Pelas 11h00, o acolhimento...

7:30

Céu em geral muito nublado, com períodos de chuva, em geral fraca é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este domingo, no...

22:45

Oitenta e oito presos políticos que tinham sido acusados de terrorismo foram libertados pelas autoridades venezuelanas, na sexta-feira, da prisão de Tocorón,...

22:43

O presidente do Partido Socialista (PS), Carlos César, defendeu hoje que nas eleições presidenciais é importante a escolha de um “representante que seja...

22:15

Um cidadão, com idade na ‘casa’ dos 70 anos, foi esta noite vítima de uma queda, na zona dos Viveiros (Funchal), que o levou ao hospital.

O sinistrado estaria...

• PUB
22:03

O sorteio desta noite do Totoloto já aconteceu, confira se foi um dos vencedores ou o grande vencedor do primeiro prémio.

A chave-vencedora: 7 8 30 32 38...

20:46

O primeiro convívio mensal da Confraria Enogastronómica da Madeira de 2025 está a decorrer esta noite na Camacha.

Participam neste jantar, no restaurante...

20:00

O Sporting venceu hoje por 3-0 na visita ao Rio Ave, em jogo da 18.ª jornada da I Liga de futebol que permitiu aos leões segurarem a liderança da competição...