A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira entregaram hoje duas habitações sociais a duas famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade económica.
As casas de tipologia T2 resultam da recuperação de duas ruínas que se encontravam no centro daquela aldeia ribeirinha e traduzem-se num investimento, realizado por aquela união de freguesias, de cerca de 200 mil euros, afirma numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, o município de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.
O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo refere que se trata de um importante investimento na área da habitação social e enaltece este gesto solidário da união de freguesias ao proporcionar um “Natal verdadeiramente diferente a duas famílias daquela freguesia”.
“Está a acontecer Natal em Penalva de Alva! Que belo gesto este da União de Freguesias de Penalva de Alva, proporcionar uma nova vida a duas famílias da freguesia, com a entrega destas duas modernas habitações sociais”, refere.
O autarca acrescenta que as pessoas são o centro da governação autárquica e a opção por investir na reabilitação de habitações para fixar pessoas na freguesia, está hoje alinhada com a prioridade nacional de investimento na habitação.
Já o presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, Rui Coelho, sublinha que sempre se pautou por uma política de grande sensibilidade social e “este é um primeiro passo para resolver alguns problemas de habitação a pessoas com dificuldades”.
“É muito reconfortante estarmos aqui hoje, em vésperas de Natal, a entregar estas habitações a quem realmente precisa”, reafirma o autarca, frisando que as duas casas estão totalmente equipadas com mobiliário, eletrodomésticos e climatizadas.
Rui Coelho destacou ainda a importância da recuperação urbanística, em pleno centro da aldeia, que representou a transformação de duas ruínas em habitações, através do recurso a verbas transferidas anualmente pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no âmbito do protocolo de apoio às freguesias do concelho.