MADEIRA Meteorologia

Ordem dos Enfermeiros preocupada com situação das urgências e pede intervenção da ministra

Data de publicação
06 Agosto 2024
14:23

A Ordem dos Enfermeiros (OE) expressou hoje “enorme preocupação” com a “grave situação” dos serviços de urgência de obstetrícia, e defendeu que o atendimento a grávidas de baixo risco deve ser assegurado pelos enfermeiros especialistas, para libertar os obstetras.

“A situação que atualmente estamos a viver nos serviços de urgência de obstetrícia em Portugal representa uma restrição ao direito de acesso a cuidados de saúde materna e obstétrica seguros, atempados e de qualidade, colocando em risco o bem-estar das mães e dos bebés”, disse à agência Lusa o bastonário da OE, Luís Filipe Barreira.

Perante esta situação, a Ordem dos Enfermeiros escreveu hoje uma carta à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a pedir a sua “intervenção urgente” e a demonstrar a sua disponibilidade para colaborar com o Ministério da Saúde e também com a Ordem dos Médicos no sentido de implementar “as reformas necessárias nas maternidades do país”, adiantou.

Luís Barreira assinalou que o Plano de Emergência e Transformação na Saúde contém duas medidas que referem a possibilidade do alargamento das competências dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) e foi nesse sentido o apelo à tutela.

“No fundo, aquilo que reiteramos à senhora ministra é que o atendimento a grávidas de baixo risco deve ser assegurado integralmente” por estes enfermeiros especialistas.

Segundo o bastonário, esta medida permitiria “libertar os médicos obstetras para que possam desempenhar outras funções, nomeadamente o acompanhamento de situações patológicas e de risco, que exigem a sua intervenção especializada”.

Luís Barreira salientou que os enfermeiros reúnem “as condições necessárias” para integrarem centros de parto normal em Portugal, que devia alinhar-se com as recomendações internacionais, que defendem a criação destas estruturas junto dos Serviços de Obstetrícia.

Defendeu que a criação destes centros, também chamados “assistência da gravidez de baixo risco”, iria contribuir para “uma gestão mais eficiente dos recursos humanos disponíveis, maior segurança ao nascer” e permitir que as mulheres possam ser assistidas nas unidades de saúde da sua área de residência.

A OE sublinha que Portugal conta com um número significativo de enfermeiros especialistas, cuja competência técnica e científica é internacionalmente reconhecida.

“Estes profissionais estão habilitados a assegurar de imediato a totalidade da assistência às grávidas de baixo risco, o que permitiria uma gestão mais eficiente dos recursos humanos, assegurando um parto mais humanizado e seguro”, salienta em comunicado.

Para Luís Barreira, a situação que se vive com o fecho de várias urgências no país “revela mesmo a necessidade urgente de uma reforma na rede do atendimento às grávidas”.

Ressalvou que o objetivo não é “encerrar maternidades, mas transformar algumas maternidades em centros de parto normal e poder rentabilizar depois outros recursos”, garantindo que o acesso aos cuidados de saúde seja equitativo e de qualidade para todas as mulheres.

Para a OE, “esta é a hora do Ministério da Saúde agir: Não podemos deixar o Serviço Nacional de Saúde refém de humores individuais”.

“É lamentável a situação que se verifica no país, onde muitas grávidas são obrigadas a deslocar-se para hospitais a distâncias superiores a 200 km das suas áreas de residência, em vez de serem atendidas nos hospitais da sua residência”, refere em comunicado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

12:00

À partida, de acordo com o responsável da AIMA, hoje na Madeira, são 600 a 700 pedidos de renovação da autorização de residência pendentes.

O presidente...

14:23

Depois de uma madrugada e manhã marcadas pela chuva e vento forte, a tarde desta terça-feira deverá confirmar as melhorias que já se começaram a mostrar....

11:09

Um homem foi visto a circular de trotinete na via rápida na zona de Santo António, no sentido Funchal – Santa Cruz, surpreendendo os condutores que passavam...

15:19

Um automóvel despistou-se, esta tarde, no nó de acesso ao Aeroporto Internacional da Madeira, acabando por sair de estrada e embater numa árvore.

Apesar...

20:31

Uma família dos Canhas disse ao JM que apresentou hoje queixa na PSP da Ponta do Sol contra a Associação Ajuda a Alimentar Cães por causa de dois cachorros....

9:59

Bernardo Nesci, jovem de Câmara de Lobos, que enfrenta uma batalha contra uma doença oncológica, conseguiu alcançar a meta da campanha solidária lançada...

15:18

A filha de uma mulher, cujo caso o JM divulgou em primeira mão, está a pedir ajuda para angariação de fundos de forma a arrecadar dinheiro para uma habitação....

• PUB
12:44

Um ataque com faca provocou, esta quarta-feira, duas vítimas mortais, na Alemanha, nomeadamente um adulto e uma criança.

Notícia avançada pelo Notícias...

16:08

O Corpo de Polícia Florestal identificou a construção ilegal de uma edificação em betão, ferro e pedra, sem licenciamento, na área do Parque Natural da...

21:04

Dois golos de Cristiano Ronaldo ajudaram hoje o Al Nassr a vencer no reduto do Al Khaleej (3-1), para a 16.ª jornada do campeonato saudita, um resultado...

Últimas

19:41

O Sporting foi derrotado pelo Leipzig, esta quarta-feira, perdendo por 2-1.

Os alemães abriram o marcador ao minuto 19, por Sesko. Voltaram a marcar ao...

19:31

Jorge Ferreira, um dos maiores embaixadores da música popular portuguesa nas suas comunidades, é a mais recente confirmação para a Semana do Mar 2025....

19:20

O assunto continua na ordem do dia e promete dar que falar.

O deputado Miguel Arruda, do Chega, foi constituído arguido, por suspeita do furto de malas...

19:14

O Nacional anunciou a contratação do defesa-central Ivanildo Fernandes, confirmando a notícia avançada na edição impressa do JM desta quarta-feira.

Trata-se...

19:01

O cantor popular luso-venezuelano Ernesto Macedo marcará presença na Semana do Mar 2025, atuando no dia 23 de julho. Reconhecido pelas suas canções animadas...

18:47

A seleção portuguesa empatou com a Suécia (37-37) no primeiro jogo da ‘main round’ e mantém-se na frente do grupo, independentemente dos outros resultados...

18:37

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Geir Pedersen, reiterou hoje em Damasco que a solução para a crise no país deve ser liderada pelos sírios...

• PUB
18:35

O euro negociava hoje estável, acima de 1,04 dólares, apesar de ter recuado ligeiramente em relação ao dia anterior.

Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro negociava...

18:31

A portaria que aprova o tarifário da ARM - Águas e Resíduos da Madeira (ARM), para o ano de 2025, foi hoje publicada em JORAM.

O Governo Regional irá subsidiar...

18:29

A EDP aumentou a produção de eletricidade em 2% em 2024, face ao ano anterior, com as energias renováveis a representarem mais de 95% do total da energia,...