O partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) defende ser necessário o debate sobre a qualidade da alimentação escolar nas cantinas das escolas públicas nacionais, apontando o dedo aos “almoços de péssima qualidade” por diversas entidades públicas na defesa de uma alimentação saudável.
Leia na íntegra a nota de imprensa do RIR:
“A alimentação escolar nas cantinas das escolas públicas portuguesas é um tema que não é debatido, nem está presente nos diversos programas políticos dos partidos que concorrem às legislativas de 2024.
No entanto, o Partido Reagir Incluir Reciclar quer trazer para o debate esta questão, uma vez que é problema generalizado a falta de qualidade que as refeições servidas aos nossos alunos.
Uma alimentação equilibrada e nutritiva é fundamental para os alunos obterem melhor desempenho escolar. Mas infelizmente a realidade é outra. Apesar das constantes campanhas levadas a cabo por diversas entidades públicas na defesa de uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, nas cantinas escolares servem-se almoços de péssima qualidade.
As Câmaras Municipais gastam milhares de euros na contratação de empresas de fornecimento de refeições, quando deveriam contratar cozinheiros e confecionar as próprias refeições a servir. E os parlamentares em vez de perderem tempo a discutir casas de banho mistas, deviam todos ir, de surpresa, almoçar a uma cantina de uma qualquer escola pública.”