A Força Aérea Portuguesa realizou, ao início da tarde de hoje, uma operação de evacuação médica entre o Porto Santo e a Madeira, transportando dois doentes em estado grave. A operação foi coordenada pelo Comando Regional de Operações de Socorro (CROS), contou com o empenho da Equipa medicalizada de Intervenção Rápida (EMIR), em colaboração com os Bombeiros Voluntários do Porto Santo, FAP e o SESARAM.
Segundo informações apuradas pelo JM, os dois pacientes encontravam-se no Centro de Saúde do Porto Santo e apresentavam diagnósticos distintos. Um dos casos envolvia um homem de 60 anos com apendicite, que foi encaminhado para o bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça. O outro doente, de 65 anos, em estado muito grave devido a uma infeção, deverá ser internado na Unidade de Cuidados Intensivos do mesmo Hospital.
A operação foi realizada com recurso a um avião C-295 da Força Aérea, tendo o transporte entre Santa Cruz (Aeroporto) até ao hospital sido assegurado pela equipa da EMIR e Bombeiros já em solo madeirense.