O Miradouro do Guindaste, localizado no Faial, concelho de Santana, continua a ser lugar onde se multiplicam procedimentos errados por parte dos turistas, que ignoram os avisos de segurança e se expõem a perigos diversos.
Este domingo, por exemplo, a situação voltou a repetir-se, existindo um maior número de visitantes a aventurarem-se na zona da escarpa do que a desfrutarem da infraestrutura do miradouro.
Ao JM, uma testemunha no local descreveu as cenas presenciadas hoje como “impressionantes”, comprovando com imagens a incúria de alguns turistas e relatando que muitos se aproximavam perigosamente da ponta da escarpa apenas para tirar uma fotografia.
Um pequeno deslize é suficiente para que uma vida seja perdida. Apesar da existência de avisos físicos, grandes e bem visíveis, alertando para o perigo, os turistas continuam a arriscar, atraídos pela vista deslumbrante sobre o mar do Oceano Atlântico.
Esta estrutura, que está cravada numa das muitas escarpas, tem sido um dos principais atrativos na zona do Faial, embora exista uma crescente preocupação das autoridades locais pelas atitudes arriscadas dos visitantes.