O presidente do Governo Regional considera que a redução substancial da inflação facilitará a vida dos mais desfavorecidos.
Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas à margem da visita ao mega presépio do Curral das Freiras, mostrou-se otimista.
Lembrou que o IVA reduzido abarca a maioria dos produtos alimentares. Portanto, “a minha ideia é que vamos ter uma redução de preços”, disse.
O chefe do Executivo madeirense afirma que a inflação andará à volta dos 3 por cento, o que é bem melhor do que estava a acontecer.
Confrontado com a subida de preços em vários produtos, lembrou que a Região está a pagar 600 mil euros por ano para a contenção dos preços dos cereais e refere não perceber o preço elevado do azeite.
Contudo, começa o ano com a ideia de que os mais carenciados sentirão melhorias.
Já no que se refere ao presépio do Curral das Freiras, lembrou a importância do investimento, quer para manter tradições, quer para as escolas e visitantes aprenderem as dificuldades das vidas dos nossos antepassados. Alturas em que tudo era difícil e complicado.
Anacleto Camacho, da Associação Refúgio da Freira, afirma que já passaram pelo espaço, aberto desde 16 de dezembro, 30 mil pessoas. Mas, para o próximo fim de semana, estão previstas 60 excursões.
O presépio ainda pode ser visitado até o dia 15. Entre 16 e 19, também abrirá portas, mas para reservas de grupos e escolas.
Ao JM, Anacleto Camacho diz que o presépio é para continuar e até evoluir. Mecanizar alguns quadros é o objetivo.