Véspera de Natal pode ter chuva
O Instituto Português do mar e Atmosfera anuncia hoje que, entre os dias 22 e 26 de dezembro, o “estado do tempo no arquipélago da Madeira vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a norte” e que se “deslocará gradualmente para a Península Ibérica”. Como não fosse suficiente, a Madeira também vai estar sob a influência de “uma depressão em altitude centrada a sul/sueste”
Assim, ressalva o IPMA, prevêem-se “dias com períodos de céu muito nublado e ocorrência de aguaceiros, em geral fracos e pouco frequentes, sendo mais prováveis nos dias 22 e 24”.
Já o vento, revela a mesma comunicação do IPMA, “começará por soprar fraco a moderado de leste/nordeste, por vezes forte nas terras altas, e irá enfraquecendo a partir da noite de 22 para 23”, prevendo-se que a partir do dia 23 seja em “geral fraco e predominando do quadrante leste”.
As temperaturas máximas deverão registar, de um modo geral, “valores entre 16 e 22°C, sendo mais baixa nas terras altas onde se podem registar valores entre 10 e 12°C”.
Já a temperatura mínima deverá registar “valores entre 12 e 18°C, sendo mais baixa nas terras altas onde se podem registar valores entre 0 e 5°C”.
A agitação marítima será mais intensa na costa norte e no início do período, com ondas de norte/nordeste com 2,5 a 3,5 metros, prevendo-se que diminua gradualmente para uma altura significativa inferior a 2 metros a partir do dia 23.