Elas deram cartas, literalmente, e venceram, esta tarde, o Torneio de Bisca da Casa do Povo de São Roque do Faial. ‘As Tabaqueiras’, assim se apresentou no concurso a equipa constituída por Ermelinda Abreu, Teresa Faria e Adelaide Luís.
Em segundo lugar, ficou a equipa ‘Século XXI’ composta por Jóse Cardoso, Eugénio Silva e Maria Domingas. Em jogo estiveram 7 equipas de 3 elementos cada, o que ultrapassou as duas dezenas de concorrentes.
Segundo o presidente da Casa do Povo, contrariamente aos outros anos, nesta edição, não tiveram concorrentes de outros centros de convívio, “uma vez que os mesmos declinaram o convite”.
Na entrega dos prémios, Heliodoro Dória agradeceu a presença de todos felicitando os vencedores. Aproveitando a presença da presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, agradeceu todo o apoio que a Segurança Social dá à Casa do Povo de São Roque do Faial, ao longo do ano, através do contrato programa para o funcionamento do Centro de Convívio na Casa do Povo.
O presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, Gonçalo Jardim, louvou a iniciativa e aproveitou a ocasião para lembrou a necessidade das pessoas se protegerem, nomeadamente os mais idosos, alertando “para a importância da vacinação na proteção das gripes que estão a assolar a nossa Região”.
Micaela Freitas também elogiou a iniciativa da Casa do Povo pela organização de uma atividade que vai de encontro a um gosto da população local, que é o Jogo da Bisca.
Aproveitou para realçar o papel que as casa do Povo têm nestas localidades e a importância das atividades que desenvolvem na mitigação dos efeitos do isolamento das populações. Louvou, particularmente, a Casa do Povo anfitriã, “pela quantidade e qualidade das atividades que desenvolve ao longo do ano”.
A atividade terminou com um lanche convívio ao som do Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’.
“Apesar das condicionantes impostas pelo facto de ter começado, esta quarta feira, as obras de beneficiação da sede da Casa do Povo, obras aguardadas a alguns anos, a atividade correu dentro da normalidade”, sublinha Heliodoro Dória.