O histórico veleiro Santa Maria Manuela, associa-se às festividades natalícias da Madeira, realizando duas viagens nesta época com escala na ilha do Porto Santo.
Com capacidade para 44 passageiros, o navio oferece uma experiência única de navegação à vela, permitindo aos hóspedes participar ativamente nas manobras e navegação sob a orientação da tripulação profissional.
Construído em 1937, o emblemático lugre português é um dos últimos sobreviventes da mítica Frota Branca, frota do bacalhau que atravessava o Atlântico na II Guerra Mundial com navios pintados de branco, para não serem confundidos com embarcações de guerra.
Atualmente, pertence ao Grupo Jerónimo Martins, que adquiriu o Santa Maria Manuela em 2016.
A presença do navio nas celebrações madeirenses reforça o “compromisso do Grupo em valorizar e promover as tradições e história portuguesa, contribuindo para o enriquecimento cultural e turístico da região”.
Igualmente irá dar colorido à quadra presenteando os madeirenses e visitantes com a sua “característica grinalda de luzes, contribuindo assim para embelezar o anfiteatro do Funchal e Porto Santo nos dias de Natal e Noite de São Silvestre”.
Representado pela Navex e Transinsular Madeira, será o único navio Português a celebrar as festividades da Região.