Roberto Almada, cabeça de lista da candidatura do Bloco de Esquerda às eleições regionais, defendeu, hoje, que os prédios devolutos sejam recuperados para criar habitação a custos controlados.
O candidato, numa ação de campanha no Funchal, considerou que o Governo Regional “tem de resolver os problemas da habitação” e para tal “é preciso recuperar e por à venda estes prédios como habitação a custos controlados”.
“Está é uma crise excecional, tem de haver medidas excecionais, o governo e as câmaras podem ter uma ação no sentido de recuperar estes prédios, mesmo sendo de privados, nada impede que seja garantida a recuperação desses imóveis, quando não é possível, expropriar determinados prédios, garantido aos donos dos prédios o pagamento divido”, apontou.
No que toca à habitação o BE propõe, também, colocar um teto máximo nas rendas, restringir o alojamento local e que 25% dos fogos a construir sejam destinados a habitação a custos controlados. “Estamos convencidos que estas medidas vão servir para baixar os preços da habitação e minorar a crise habitacional”, sublinhou Roberto Almada.