Informar e consciencializar os funcionários públicos e os cidadãos sobre a importância de protegerem os seus dados pessoais e sobre os direitos que têm nesse domínio, é o objetivo de uma campanha apresentada no âmbito da conferência sobre o Dia Europeu da Proteção de Dados.
A campanha (identificada por um logotipo que simboliza um escudo protetor) contempla um conjunto de materiais que vão ser distribuídos pela Região (em zonas estratégicas), através de vários meios como outdors, mupis, flyers, roll-ups, merchandising (para adultos e crianças), comunicação nas redes sociais, entre outros.
Conforme disse o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, na abertura do evento, as ações de consciencialização visam em especial os jovens em contexto escolar, “de forma a serem acautelados riscos de privacidade no uso dos meios digitais, sobretudo nas redes sociais”.
A pensar nos mais novos, foram criados três videos, que procuram mostrar o outro lado das redes sociais, abordando os perigos que correm quando publicam fotografias, entre outros dados privados, reveladores das rotinas e hábitos do dia-a-dia. A comunicação para os jovens será sinalizada por uma mascote a Capitã Freira-da-Madeira.
Esta campanha, na qual foram identificados seis públicos-alvo (cidadão, trabalhador, aluno, docente, encarregado de educação e turista) foi criada pela Unipartner. A apresentação esteve a cargo das especialistas Débora Norberto e Beatriz Murtinheira.