Na próxima quarta-feira, pelas 10h30, a Casa de Saúde Câmara Pestana, no Funchal, irá realizar uma Eucaristia de ação de graças pela vida e missão da Irmã Maria do Monte Pereira, hospitaleira do Sagrado Coração de Jesus, passados que são sessenta e um anos da sua morte.
Natural da freguesia de Santo António, Funchal, os últimos 15 anos da sua vida, entre 1948 e 1963, foram vividos na Casa de Saúde, ao serviço da missão hospitaleira junto das doentes.
O padre José Figueira d’Ornelas, capelão da Instituição nos anos 60, dá o seguinte testemunho: “Encontrei-a muito serena e inteiramente conformada com a vontade de Deus. Não mostrou tristeza nem aflição diante da morte. Era a simplicidade e a modéstia em pessoa, sem nada de pretensioso que a distinguisse. No meio da doença via-a sempre alegre e satisfeita. Fui eu que a assisti na morte. Morreu como uma santa”.
De realçar que no dia 23 de março de 2023, a Igreja, através do Papa Francisco, reconheceu as suas virtudes heroicas. Declarando-a ‘Venerável’, a primeira madeirense a receber este título, confirmou que a Irmã Maria do Monte viveu em grau heroico as virtudes da fé, esperança e caridade e as virtudes cardiais da prudência, justiça, temperança e coragem.
A Eucaristia será celebrada por D. Nuno Brás, bispo do Funchal, contando com a presença da segunda conselheira do Governo Geral da Congregação, Irmã Maria del Carmen Martin; da superiora provincial, da Província Portuguesa, Irmã Paula Carneiro; da terceira conselheira provincial e superiora da Casa de Saúde Câmara Pestana, Irmã Fernanda Esteves e ainda da postuladora geral da Congregação, Irmã Maria Preciosa Silvério.
Após a Eucaristia, no auditório da Instituição, será feito o lançamento do livro “Um Voo de Águia, Irmã Maria Monte Pereira”, da autoria de Délia Gomes, colaboradora da Instituição, que será apresentado pela escritora Graça Alves e pela Irmã Maria Preciosa, Postuladora Geral.