MADEIRA Meteorologia

CDS sensibiliza ministro da Defesa para reforço dos meios aéreos no Porto Santo

Data de publicação
10 Setembro 2024
12:20

O presidente do CDS Madeira sensibilizou o ministro da Defesa, Nuno Melo, para a resolução do problema dos meios aéreos de busca e salvamento da Força Aérea, sediados no Porto Santo.

José Manuel Rodrigues defendeu, na segunda-feira, junto do ministro, a necessidade de assegurar em permanência um avião C-295 e um helicóptero EH101 Merlin e respetivas tripulações naquela ilha, essenciais à evacuação de doentes e feridos para a Madeira, assim como para o socorro nos mares e para a fiscalização da da nossa extensa Zona Económica Exclusiva (ZEE).

“Apesar do enorme e nobre esforço da Força Aérea, têm sido frequentes, ao longo dos últimos 15 anos, as avarias e a falta de meios humanos para operar as aeronaves, o que levanta grandes preocupações nos portugueses do Porto Santo e problemas à defesa da nossa ZEE”, refere o CDS.

Acrescenta, em nota de imprensa, que o que acontece é que “devido à falta de pilotos comandantes, a ativação do helicóptero Merlin estacionado no AM3 do Porto Santo está dependente da vinda de uma tripulação do Montijo, o que aumenta o tempo de prontidão da aeronave, em caso de emergência para mais de duas horas.”

O ministro da Defesa, que é também presidente do CDS nacional, tomou em consideração estas preocupações e garantiu que o Governo está a fazer um grande investimento na revalorização das Forças Armadas e nos meios de Defesa de todo o território português.

O CDS enaltece o “extraordinário trabalho” dos militares da Força Aérea que, apesar de todas as limitações e constrangimentos, têm sido inexcedíveis para salvar pessoas e bens no arquipélago.

“No entanto, o CDS da Madeira continuará a bater-se, em todas áreas, para que o Estado assuma, na Madeira e nos Açores, os seus deveres para com os portugueses das ilhas e os custos de soberania, consagrados constitucionalmente”, conclui o partido.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
6/03/2025 08:00

Há 30 anos atrás, em 1995 ocorre o “annus mirabilis” da Britpop.

Qualquer melómano que se preze, mesmo que não aprecie (por uma questão de gosto pessoal),...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como está a acompanhar a situação clínica do Papa Francisco?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas