MADEIRA Meteorologia

Chega/Madeira diz que deputada que votou contra o Programa do Governo “anda desalinhada”

Data de publicação
04 Julho 2024
18:55

O líder do Chega/Madeira, Miguel Castro, disse hoje que a deputada do partido que votou contra o Programa do Governo Regional, que registou a abstenção da restante bancada e foi aprovado por maioria, “anda completamente desalinhada”.

“Sim, houve uma deputada do Chega que já desde o dia das eleições [26 de maio] anda completamente desalinhada com o grupo parlamentar e, obviamente, que não seguiu a indicação de abstenção”, disse, referindo-se a Magna Costa, que hoje votou contra a nova proposta de Programa do executivo social-democrata minoritário.

O parlamento madeirense aprovou o Programa do XV Governo Regional com 22 votos favoráveis do PSD (19 deputados), do CDS-PP (dois) e do PAN (um), 21 votos contra do PS (11 deputados), do JPP (nove) e da deputada do Chega Magna Costa, e quatro abstenções, três do Chega e uma da IL.

Em declarações à Lusa, após a votação, Magna Costa explicou que não houve uma “definição clara” da posição do partido durante o debate, pelo que votou em consonância com as “bandeiras e diretrizes de combate à corrupção” defendidas pelo Chega.

A deputada lembrou que durante a campanha eleitoral a posição assumida pelo Chega foi sempre de votar “contra a figura de Miguel Albuquerque”, o líder do executivo madeirense, que foi constituído arguido num processo que investiga suspeitas de corrupção no arquipélago.

“Votei nessa posição [...] e apercebo-me que as pessoas [os restantes três deputados do grupo parlamentar] realmente se mantiveram sentadas, o que de facto para mim entristeceu”, disse.

Magna Costa reiterou que sempre defendeu os princípios do partido, pelo que acredita que a estrutura nacional não lhe vai retirar a confiança política.

Já o líder do Chega/Madeira disse que não sabia que a deputada ia “votar de forma diferente”, mas reconheceu que “já suspeitava” que assim seria.

“Expliquei-lhe que iríamos aguardar até ao final pelas declarações do presidente [do Governo Regional] e quando ouvimos aquelas declarações subentendemos que ele se predispôs a estar disponível para a justiça [...], dando garantias de que deixaria os cargos públicos”, disse Miguel Castro.

Durante o debate do Programa do Governo, o Chega deixou claro que o voto da bancada parlamentar, composta por quatro deputados, iria depender do facto de Miguel Albuquerque “reconhecer e assumir publicamente” que abandonará todos os cargos públicos caso o Ministério Público o acuse no processo que investiga suspeitas de corrupção.

Mais tarde, na intervenção final, Albuquerque declarou que quem vai determinar o seu futuro em termos de investigação judicial é o promotor público e que nunca rejeitou assumir as suas responsabilidades.

“Obviamente que toda a gente entendeu que o que ele disse foi que jamais se esconderia na imunidade parlamentar e assumiria todas as suas responsabilidades políticas se efetivamente este caso se viesse a agravar e que estava inteiramente ao dispor do Ministério Público”, afirmou Miguel Castro, em declarações aos jornalistas, após a votação.

Com essas declarações, acrescentou, o Chega entendeu “que o que ele estava a dizer é que estava completamente ao serviço da justiça e pronto para se afastar das suas funções políticas se a situação se vier a agravar.”

Miguel Castro realçou que a posição do Chega “não foi uma viabilização a Miguel Albuquerque”, mas antes “foi uma viabilização à Madeira e aos madeirenses”, salientando que a região não pode continuar sem Orçamento.

O líder do Chega/Madeira acrescentou ainda que, caso Miguel Albuquerque seja acusado e se recuse a sair, o partido apresentará uma moção de censura.

“Se não sair, nós apresentamos uma moção de censura”, afirmou.

Em 19 de junho, o presidente do executivo madeirense retirou a proposta da discussão em plenário por ter chumbo anunciado: PS, JPP e Chega, que somam 24 deputados num universo de 47 lugares, o que significa uma maioria absoluta, deram conta de que iriam votar contra o documento.

O Programa estava a ser discutido pelo segundo dia e previa-se que fosse votado no dia seguinte.

O Governo Regional convidou então todos os partidos com assento parlamentar para reuniões visando consensualizar medidas e apresentar um novo Programa, mas PS e JPP – que após as eleições de maio apresentaram, sem sucesso, uma proposta para formar governo - rejeitaram o convite.

Esta é a primeira legislatura na história da democracia madeirense em que o PSD não tem maioria absoluta sozinho ou com outras forças. O partido, com 19 eleitos, tem um acordo parlamentar com o CDS-PP que lhe permite o apoio de mais dois deputados.

As eleições antecipadas realizaram-se oito meses após as legislativas madeirenses de 24 de setembro de 2023, depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter dissolvido a Assembleia Legislativa, na sequência da crise política desencadeada em janeiro, quando Albuquerque foi constituído arguido num processo sobre alegada corrupção.

O social-democrata acabou por se demitir no início de fevereiro e o executivo ficou então em gestão. Não chegou a ser votado um Orçamento para 2024.

O PSD lidera o executivo do arquipélago desde as primeiras eleições em democracia. Em 2019, no seu segundo mandato, Miguel Albuquerque fez um acordo pós-eleitoral com o CDS-PP para manter a maioria absoluta que os sociais-democratas sempre tinham conseguido alcançar sozinhos.

Em 2023, os dois partidos concorreram coligados, mas para garantir os 24 deputados foi necessário um acordo de incidência parlamentar do PSD com o PAN, rasgado pela deputada única na crise instalada no início deste ano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

14:23

Depois de uma madrugada e manhã marcadas pela chuva e vento forte, a tarde desta terça-feira deverá confirmar as melhorias que já se começaram a mostrar....

12:00

À partida, de acordo com o responsável da AIMA, hoje na Madeira, são 600 a 700 pedidos de renovação da autorização de residência pendentes.

O presidente...

11:09

Um homem foi visto a circular de trotinete na via rápida na zona de Santo António, no sentido Funchal – Santa Cruz, surpreendendo os condutores que passavam...

15:19

Um automóvel despistou-se, esta tarde, no nó de acesso ao Aeroporto Internacional da Madeira, acabando por sair de estrada e embater numa árvore.

Apesar...

20:31

Uma família dos Canhas disse ao JM que apresentou hoje queixa na PSP da Ponta do Sol contra a Associação Ajuda a Alimentar Cães por causa de dois cachorros....

11:51

O Comando Regional da PSP Madeira identificou uma cidadã com a idade de 51 anos, natural e residente no Funchal, pelo crime de furto qualificado.

De acordo...

9:59

Bernardo Nesci, jovem de Câmara de Lobos, que enfrenta uma batalha contra uma doença oncológica, conseguiu alcançar a meta da campanha solidária lançada...

• PUB
7:15

Este será um dia de inverno no Arquipélago da Madeira. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu estará geralmente...

15:18

A filha de uma mulher, cujo caso o JM divulgou em primeira mão, está a pedir ajuda para angariação de fundos de forma a arrecadar dinheiro para uma habitação....

6:55

Bom dia!

Os portadores de deficiência “são logo barrados pelas entidades patronais” no processo de recrutamento. A acusação é de Filipe Rebelo, presidente...

Últimas

6:55

Bom dia!

Continua quente a discussão em torno da alteração ao sentido do trânsito numa das principais artérias do Santo da Serra. A Provedoria da Justiça...

23:10

A mulher, que estava em trabalho de parto, foi acompanhada pela EMIR....

22:46

A Comissão Europeia sublinhou hoje que Nicolás Maduro, que tomou posse como presidente da Venezuela após uma questionada reeleição, carece de legitimidade...

21:59

Balde de água fria em Lisboa.

Em duelo da 7.ª e penúltima jornada da Fase de Liga da Liga dos Campeões, o Benfica perdeu esta noite com o Barcelona, por...

21:04

Dois golos de Cristiano Ronaldo ajudaram hoje o Al Nassr a vencer no reduto do Al Khaleej (3-1), para a 16.ª jornada do campeonato saudita, um resultado...

21:03

A candidatura de Paulo Cafôfo à liderança do Partido Socialista da Madeira foi a única a dar entrada. O prazo de entrega termina hoje às 24h00, mas não...

21:02

A Confraria Enogastronómica da Madeira (CEM) vai celebrar um protocolo com as confrarias mais antigas e representativas de cada uma das regiões da Macaronésia....

• PUB
20:38

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira.

É composta pelos números 6 - 8 - 14 - 27 - 41 e pelas estrelas 4 e 5.

Boa sorte!

20:31

Uma família dos Canhas disse ao JM que apresentou hoje queixa na PSP da Ponta do Sol contra a Associação Ajuda a Alimentar Cães por causa de dois cachorros....

20:30

Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas esta noite após terem sido esfaqueadas no centro de Telavive, em Israel.

Num ato descrito pelas autoridades locais...