MADEIRA Meteorologia

Confiança insiste na criação da Polícia Municipal

Data de publicação
06 Junho 2024
14:21

Os vereadores da Confiança na Câmara Municipal do Funchal apresentam uma proposta para a criação de um Corpo de Polícia Municipal, em resposta à crescente insegurança na cidade e à ineficácia do atual executivo municipal em tomar medidas decisivas para mitigar este problema.

Nos últimos meses, a cidade do Funchal tem assistido a um aumento preocupante de episódios de violência, pequena criminalidade, assaltos, vandalismo, desacatos, consumo de drogas e furtos, especialmente na baixa funchalense. Esses incidentes têm contribuído para uma perceção pública cada vez maior de insegurança, afetando negativamente a qualidade de vida dos residentes e a experiência dos visitantes.

Apesar da gravidade da situação, o atual executivo municipal não tomou quaisquer ações concretas para resolver o problema. Até o momento, nem sequer foi reunido o Conselho Municipal de Segurança, essencial para discutir e planear estratégias eficazes de combate à criminalidade. A única iniciativa em curso é o projeto de câmaras de videovigilância na baixa da cidade, uma medida deixada pela Confiança no mandato anterior e que, após quase três anos de mandato, ainda não foi implementada pelo atual executivo.

Face a esta inação, os vereadores da Confiança defendem a criação urgente de um Corpo de Polícia Municipal no Funchal. Este corpo especializado permitirá um policiamento de proximidade, garantindo uma presença constante e visível nas áreas mais afetadas pela criminalidade. Além disso, a Polícia Municipal assumirá competências de fiscalização nas áreas administrativas e no trânsito, liberando recursos da Polícia de Segurança Pública (PSP) para focar-se exclusivamente na segurança pública.

“A criação de um Corpo de Polícia Municipal é uma medida fundamental para aumentar a segurança no Funchal. Não podemos continuar a assistir passivamente ao aumento da criminalidade e à ineficácia do atual executivo. É necessário agir agora para proteger nossos cidadãos e restaurar a confiança na segurança da nossa cidade,” afirma Miguel Silva Gouveia. “Hoje é evidente aos olhos dos funchalenses que a cidade do Funchal está a pagar caro os sucessivos boicotes do PSD ao projeto da Polícia Municipal, proposta pela Confiança desde 2019”, aponta o autarca da Confiança.

A equipa da Confiança continua comprometida em trabalhar para garantir a segurança e o bem-estar de todos os funchalenses. A proposta de criação da Polícia Municipal será apresentada na próxima sessão da Câmara Municipal, com a esperança de que seja aprovada e implementada o mais rapidamente possível.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas