Inserido nas atividades que pretendem assinalar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, a Editora ‘Página a Página’ em parceria com a União dos Sindicatos da Madeira (USAM) realizará, amanhã, dia 30 de Janeiro, pelas 15h00, no Auditório do Sindicato da Hotelaria da Madeira, sito à Rua da Alegria, n.º 31 R/C, a apresentação do novo livro do Ex- Dirigente Sindical e Homem de Abril - Américo Nunes, intitulado ‘Conversas Carregadas de História com Dez Sindicalistas de Abril’, que fala sobre alguns dirigentes desta notável geração que se destacou na Luta, entre eles - Leonel Nunes.
Américo Nunes é um conhecido dirigente sindical associado à CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) e ao setor da hotelaria. Ele desempenhou um papel importante no 1.º Congresso dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo, que ocorreu entre os dias 16 e 17 de dezembro de 1978.
Américo Nunes contribuiu para a discussão de questões importantes, como as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do setor, bem como as dificuldades económicas e estruturais que os afetavam. Ele também apresentou o relatório de atividades do período que precedeu o congresso. Além disso, Américo Nunes doou um fundo documental à CGTP-IN entre 2016 e 2020. Ele também é autor de uma obra intitulada “120 Hotelaria: 1898-2018: Lutas e Conquistas dos Trabalhadores”.
Além da apresentação inédita na Região, pretendemos prestar uma singela homenagem, de modo particular ao nosso camarada Leonel Nunes, pelo seu percurso no movimento sindical e que o autor do livro faz referência na sua publicação.
A abertura da sessão de apresentação do livro será feita pelo Dr. João Lizardo.