MADEIRA Meteorologia

Dia Internacional das Cidades Educadoras comemorado em Câmara de Lobos

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
29 Novembro 2024
15:06

Para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos promoveu um programa diversificado para “reforçar a ideia de que a cidade é um espaço de aprendizagem dinâmica, inclusão social e convivência entre gerações”.

Segundo a autarquia, as comemorações tiveram início às 09h30, com o hastear da bandeira das Cidades Educadoras e a interpretação do Hino das Cidades Educadoras na Praça da Autonomia, protagonizado por alunos do 3.º ano da EB1/PE do Ribeiro de Alforra.

Seguiu-se uma sessão comemorativa no Salão Nobre da Câmara Municipal, iniciando-se com a apresentação da atualização da Carta Educativa de Câmara de Lobos, “um documento estratégico que orienta o desenvolvimento da rede escolar local e define prioridades para a criação de uma educação inclusiva e de qualidade”. “Baseado em estudos demográficos, socioeconómicos e territoriais, permite identificar as carências e potencialidades no âmbito da educação, para posterior definição das linhas orientadoras e prioritárias em matéria educativa”, explica a edilidade.

Foi, de igual modo, apresentada a conferência ‘Metáfora da Sustentabilidade’, da responsabilidade da Associação Teatro Metaphora que incidiu sobre questões relacionadas com as alterações climáticas, envelhecimento da população e poluição.

Houve, ainda, espaço para ma mesa-redonda sobre boas práticas de educação inclusiva e sustentabilidade em contexto escolar, com a apresentação de projetos como a ‘Sala Estruturada’, ‘Viajando pela Leitura’, da Escola B1/PE do Jardim da Serra, e ‘Escola Azul’, da Escola B1/PE Rancho e Caldeira. Estes projetos têm como objetivo sensibilizar para a inclusão, o desenvolvimento de competências e a preservação ambiental.

Para complementar, alunos dos 3.º e 4.º anos da EB1/PE do Rancho e Caldeira apresentaram o texto dramático ‘Conversa de Vizinhas’, “uma performance que, de forma leve e divertida, alerta para questões ambientais e incentiva a responsabilidade individual na preservação do planeta”, vinca a autarquia.

”Inspirando-se no preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras, o Município de Câmara de Lobos defende que a educação não deve ser confinada às salas de aula, mas deve envolver todos os espaços da cidade. Como referido pela autarquia: “A cidade educadora é um laboratório de aprendizagens, onde se promovem os valores do respeito pelo outro, pela diversidade e pela inclusão. É uma cidade onde se constrói uma cidadania livre, responsável e solidária”, lê-se no comunicado.

De acordo com a vereadora com o pelouro da Educação e Juventude, Sónia Pereira, esta visão reflete-se nas políticas e projetos do município, que apostam na inclusão, na igualdade de oportunidades e no bem-estar coletivo. “Este compromisso é, mais uma vez, reforçado através das atividades propostas para esta celebração, que pretendem transformar Câmara de Lobos numa referência como Cidade Educadora”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Que importância atribui à eleição pela 10.ª vez consecutiva da Madeira como melhor destino insular do Mundo, nos “óscares do turismo”?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas