No âmbito da campanha “Natal é semear felicidade”, a Direção Regional da Saúde reforça a sensibilização sobre a adoção de comportamentos e escolhas alimentares saudáveis. São várias as mensagens que a direção tem vindo a disseminar nas redes sociais e diferentes contextos, na comunidade.
Relativamente à alimentação, esta terça-feira, a DRS relembra a importância de aproveitar a variedade que as tradições desta época trazem à mesa dos madeirenses, mas com planeamento e moderação.
Leia as sugestões da Direção Regional de Saúde:
- Iniciar a véspera e o dia de Natal com um pequeno-almoço saudável e equilibrado:
À semelhança dos outros dias do ano, comece o seu dia com um pequeno-almoço equilibrado, deixando de parte os doces e outros alimentos menos saudáveis. Este pequeno passo vai ajudá-lo a ficar saciado e evitar que opte mais facilmente por opções menos saudáveis.
- Incluir nas refeições natalícias uma sopa:
Dê preferência aos produtos hortícolas ao confecionar a entrada. Considere utilizar leguminosas como o feijão, a ervilha ou o grão. Este tipo de sopa promove a saciedade por um período mais longo de tempo, hidrata, é fonte de vitaminas, fibra, minerais e antioxidantes e fornece poucas calorias, se comparada com outras entradas frequentes nesta época.
- Dar preferência a preparados culinários simples:
Os estufados, os cozidos a vapor ou grelhados são métodos de confeção mais simples e que degradam menos os nutrientes, quando comparados com os fritos. Evite fritar. Se assar, retire as partes mais escuras ou queimadas antes de servir.
- Acompanhar as refeições tradicionais com hortícolas e outros produtos vegetais:
Desde as tradicionais couves cozidas, brócolos, cenouras, feijão verde, purés de ervilhas e de castanhas, até às aboborinhas ou curgetes, são excelentes formas de acompanhar os pratos tradicionais e reduzir a ingestão de calorias, gordura animal e colesterol.
- Dispor de pão fresco de qualidade, de diversas variedades, incluindo algum pão integral pela mesa:
O pão de confeção tradicional e de qualidade fornece menos calorias, gorduras e sal do que bolachas, salgados e outros aperitivos, além de ter uma excelente digestibilidade e ser uma boa fonte de vitaminas.
- Investir numa colorida salada de frutas:
Deve fazer parte do centro de todas as mesas de Natal. A salada de fruta é de grande densidade nutricional, fornece muitos nutrientes e menos calorias que outras sobremesas doces. É também fonte de fibra e água, e, assim sendo, poderá diminuir a vontade de comer outras sobremesas.
- Enfeitar a mesa com uns bonitos jarros de água e escolher copos de água apelativos:
Nestes dias festivos, tenha água na mesa. É uma opção saudável e que contribui para um melhor funcionamento intestinal, para a regulação da pressão arterial, aumenta a saciedade, e acima de tudo evita o consumo excessivo de bebidas açucaradas e alcoólicas, que são de maior valor calórico e acrescem outros riscos para a saúde.”