A União dos Sindicatos da Madeira (USAM), saúda, em comunicado, todas as mulheres, neste dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, considerando que “esta data é um marco importantíssimo na luta pela igualdade de género e pelos [seus] direitos”.
Neste dia, a USAM recorda que “celebramos as conquistas femininas em diversas áreas, desde a política à economia, à ciência e à cultura”, sendo também “um momento de reflexão sobre os desafios que ainda persistem, como a violência de género, a disparidade salarial e a falta de representatividade feminina em vários setores da nossa sociedade”.
“Acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária só é possível com a participação plena das mulheres em todos os âmbitos da vida social”, frisa a União dos Sindicatos, reafirmando o seu “compromisso com a luta pela igualdade de género e pelos direitos das mulheres”.
Neste quesito, a USAM reivindica: igualdade salarial para mulheres e homens; fim da violência de género; mais mulheres em cargos de liderança; conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
“Enquanto as mulheres forem discriminadas, nenhum homem será verdadeiramente livre!”, cita a USAM.