A secretária regional de Inclusão e Cidadania adiantou aos jornalistas que os resultados do estudo de caracterização da Pobreza na RAM, deverão estar apurados e apresentados no final do primeiro trimestre de 2024.
Confrontada com o facto de não ter sido permitido o acesso da comunicação social, na última segunda-feira, ao Fórum de Discussão integrado no Estudo de Caracterização da Pobreza na Região, que está a ser elaborado pela Rede Europeia Anti Pobreza, a secretária regional de Inclusão e Juventude disse desconhecer que os jornalistas tivessem sido travados.
Ana Sousa salientou que, ontem, foi realizado um fórum de trabalho sobre o estudo em curso na Região, encomendado pelo Instituto de Segurança Social à Rede Europeia Anti Pobreza, para apurar as questões que estão na base da pobreza. Será um estudo cujas conclusões vão ditar novas respostas da tutela, afirmou, lembrando que o trabalho em curso faz parte do Plano para a Erradicação da Pobreza. “Foi encomendado a uma entidade idónea, a EAPN, e é um estudo pioneiro em Portugal e será de grande utilidade para sabermos quais as causas da pobreza na Região. Penso que no final do primeiro trimestre do próximo ano estará concluído.
Palavras ditas aos jornalistas à margem do VIII Encontro de Voluntários da Região, organizado pela Casa do Voluntário. Os apoios financeiros dados pelo Governo Regional às instituições que prestam voluntariado serão “mantidos e, eventualmente, aumentados alguns”, no âmbito do próximo Orçamento Regional.