A transferência de verbas da Câmara Municipal do Funchal para as juntas de Freguesia teve este ano um aumento de 60% (comparativamente a 2022 e 2021), equivalente a 1 milhão de euros, um total de 2,7 milhões de euros.
A celebração dos contratos interadministrativos teve lugar esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de representantes das 10 juntas, na maior parte os presidentes.
Pedro Calado explicou que as competências e correspondentes verbas atribuídas a cada freguesia, resultaram de um processo negocial e assentam nas necessidades expressas pelos respetivos executivos.
“Nenhuma [Junta] foi obrigada a aceitar fosse o que fosse”, sublinhou o presidente da autarquia sobre as competências que serão assumidas pelas autarquias locais com o apoio financeiro e técnico da Câmara Municipal.
Calado exortou os autarcas a cumprirem com o trabalho assumido, no âmbito dos contratos agora celebrados, e a começarem a preparar 2025.
Idalina Silva, presidente da Junta de Freguesia do Monte, falou em nome dos congéneres. Agradeceu a “forma independente” como a Câmara Municipal tratou do processo de negociação, “com respeito pela população”, assinalou.