O Governo regional prevê ter concluída a nova unidade local de Saúde do Porto Santo em setembro de 2025.
Hoje, o presidente do executivo madeirense e o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas estão no Porto Santo, onde, no centro de saúde dr. Francisco Rodrigues, apresentaram a primeira fase do projeto, orçada em 4,3 milhões de euros, de um montante global de 9 milhões de euros.
Miguel Albuquerque destacou o facto de "estarmos a dar passos muito importantes na saúde regional", com as obras do futuro hospital central e universitário da Madeira, "uma obra monumental", e da unidade de saúde da ilha dourada, que terá incorporada uma unidade de cuidados contínuos. Aliás, o governante reconheceu que essa foi uma necessidade para a qual o executivo foi sensibilizado pela população local. "Será uma grande vantagem, que vai implicar mais dois milhões de euros, mas que que um grande investimento e importante".
Na ocasião, Miguel Albuquerque agradeceu ainda o trabalho desenvolvido por Rogério Correia enquanto diretor do Centro de Saúde do Porto Santo, tendo cessado funções do cargo no final do ano, mas continua a exercer na unidade.
Miguel Albuquerque agradeceu ainda à Força Aérea pelo serviço "importantíssimo" que em feito no transporte de doentes da ilha dourada para o Funchal.
De salientar que, da agenda tornada pública pela presidência, Albuquerque assinalou também o início da presença da Equipa da EMIR Porto Santo ao longo do ano, mas o governante vai aproveitar a deslocação à ilha para outras iniciativas.
Paula Abreu