Em nota à comunicação social, a Iniciativa Liberal, informa que o Porto Santo está a enfrentar “um grave desafio ambiental devido à infestação do escaravelho-da-palmeira (Rhynchophorus ferrugineus). Desde a sua deteção em 2023, esta praga tem devastado dezenas de palmeiras, comprometendo um dos elementos mais emblemáticos da flora local e afetando negativamente a identidade turística e ambiental da região”, é enquadrado.
“A infestação do escaravelho-da-palmeira em Porto Santo não é apenas um problema ambiental, mas também um alerta sobre a necessidade de agir rapidamente e de forma estratégica para proteger o património natural da nossa região. O impacto na paisagem e no turismo é significativo, e devemos assegurar que as lições aprendidas aqui sejam aplicadas no futuro”, afirmou Nuno Morna, Deputado da Iniciativa Liberal.
“Esta situação deve servir como uma oportunidade para aprendermos. Devemos reforçar os mecanismos de controlo e fiscalização para evitar que pragas como esta voltem a ameaçar a nossa flora. A prevenção é sempre a melhor estratégia”, fundamentou o liberal.